O Brasil registrou mais 7.938 casos do novo coronavírus e 485 mortes nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) às 19h deste domingo (17).
No total, 241.080 pessoas foram acometidas pela covid-19 e e 16.118 morreram em todo País.
São Paulo concentra a maior parte das infectados, com 62.345 ocorrências e 4.782 mortos, seguido pelo Ceará (24.255 e 1.641), Rio de Janeiro (22.238 e 1.641) e da Amazônia (20.328 e 1.413). Pernambuco aparece em quinto lugar do ranking, totalizando 19.452 casos e 1.516 óbitos.
» Maria e a agonia de perder cinco parentes para o coronavírus, que deixa Manaus de luto
» Rede monitora casos de covid-19 no território indígena e lança campanha de arrecadação de recursos
» O que vem após a quarentena? Secretário de Saúde do Recife fala sobre nova normalidade
De acordo com o monitoramento em tempo real da Universidade John Hopkins, o Brasil é a quarta nação do mundo com maior incidência do coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, da Rússia e do Reino Unido. Nesse sábado (16), dia em que ultrapassou a marca dos 15 mil mortos, o País superou a Itália e Espanha em número de casos.
A América Latina e o Caribe, juntos, chegaram a mais de meio milhão de casos da doença neste domingo. O Brasil lidera a lista. México e Peru vêm em seguida.
De acordo com dados divulgados pelo Governo de Pernambuco neste domingo (17), o Estado atingiu o maior índice de isolamento social do Brasil no último sábado (16), primeiro dia de lockdown nos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Em média, 53,8% da população do Estado permaneceu em casa no sábado. Lembrando que o sábado foi de chuvas constantes em boa parte da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Segundo georreferenciamento feito pela Inloco – empresa com escritórios no Brasil e nos EUA – nas primeiras 24 horas de vigência do decreto de intensificação do isolamento social, nas cinco cidades submetidas a regras mais rígidas de controle de circulação, o índice médio de isolamento atingiu 60%, um percentual bem superior aos 48% registrados no sábado anterior (09).
O levantamento da Inloco revelou que o isolamento em Pernambuco ficou acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%), quatro únicos estados brasileiros a superar os 50% de distanciamento social. Entre as cidades, o maior destaque ficou com o Recife, que atingiu 62,1% de isolamento no índice levantado pela InLoco. Foi o maior percentual entre as capitais brasileiras. Olinda registrou 61%, Camaragibe 59% e Jaboatão e São Lourenço da Mata atingiram 58% no total de pessoas em casa neste sábado.
Apesar da comemoração do governo do Estado em aumentar o percentual de isolamento, o grande desafio continua sendo as áreas da periferia do Grande Recife, principalmente. O sábado (16), primeiro dia do isolamento social mais rígido no Recife e em quatro cidades da Região Metropolitana para reduzir o contágio e as mortes por covid-19, foi de contrastes.