O novo modelo de boletim do coronavírus divulgado pelo Ministério da Saúde deixou de informar o total de mortes e casos. Em nota publicada neste sábado (6) em sua conta oficial no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo mudou a divulgação diária sobre os casos de covid-19 porque o acúmulo de dados não estava retratando o momento do País. Às 16h deste sábado (6), o portal com informações consolidadas estava fora do ar. Quando voltou, constavam apenas a atualização das últimas 24 horas e o número de pessoas recuperadas da doença. Todas as demais informações históricas da doença foram omitidas.
>> 'Não vamos desenterrar mortos', diz Carlos Wizard sobre recontagem de vítimas do coronavírus
>> Secretários de Saúde dizem que governo tenta invisibilizar mortos por coronavírus
>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus
A partir de agora, apenas dados das últimas 24 horas estarão presentes nos boletins. Segundo a nota, "outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica". Além disso, o boletim epidemiológico, que no início da pandemia era divulgado às 17h e passou a ser divulgado às 19h, agora terá seu anúncio sendo realizado ainda mais tarde, às 22h, no horário de Brasília.
"A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do País neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostra as situações como os cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação", diz trecho da nota.
O novo modelo de boletim começou a ser usado nessa sexta-feira (5), quando foi divulgado que o Brasil registrou 1.005 óbitos em 24 horas. O documento não informou o total de mortes e nem o total de casos desde o início da pandemia.
Leia a íntegra:
Nessa sexta-feira (5), o portal oficial com informações sobre a covid-19 no Brasil, que apresentava um balanço detalhado sobre a situação da pandemia, saiu do ar. A única informação disponível na página é uma de "portal em manutenção".
Os dados mais atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgados neste sábado (6), mostraram que 39.361 pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus em Pernambuco. Além disso, 3.270 morreram vítimas da doença.
Dos casos confirmados nas últimas 24 horas, 199 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 651 apresentaram sintomas leves.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.