CRISE SANITÁRIO

Covid-19: "Parece que é uma política de contar corpos e não de salvar vidas", diz epidemiologista da Fiocruz sobre colapso no Amazonas

Segundo Jesem Orellana, há um merchandising político em torno da pandemia e da crise sanitária registrada no Amazonas

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 15/01/2021 às 12:00 | Atualizado em 15/01/2021 às 12:39
Notícia
X

Em entrevista a Rádio Jornal na manhã desta sexta-feira (15), Jesem Orellana, médico epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia, falou a respeito da dramática situação sanitária enfrentada pelo estado do Amazonas, onde o sistema de saúde entrou em colapso, chegando a registrar a falta de oxigênio e leitos para pacientes infectados pela covid-19. 

>> Enfrentando alta de mortes, Manaus instala câmaras frigoríficas em cemitério

>> Com hospitais lotados e falta de oxigênio em Manaus, Amazonas anuncia toque de recolher

"Temos acompanhado relatos, inclusive de populares, pessoas residentes de Manaus que estão estarrecidas com a forma que epidemia tem sido conduzida e enfrentada pelas autoridades sanitárias. Eles têm minimizado a situação, o que resulta nesse cenário dramático, trágico e sem precedentes na história de toda a pandemia de covid-19, não apenas no Brasil, mas no mundo", revelou o especialista. 

>> Hospitais do Amazonas colapsam por falta de oxigênio e pacientes morrem asfixiados

O cenário de guerra observado no Amazonas, segundo o epidemiologista, é fruto de uma gestão irresponsável e negligente. 

>> No Amazonas, pacientes com covid-19 começam a ser transferidos para outros Estados; veja vídeos

>> Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos dentro de caminhão em Manaus

"Somos informados de que as pessoas tem que ser removidas, às vezes de barco, às vezes com UTI aérea, gerando custos vitais incalculáveis e uma infinidade de escoamento de recursos públicos que vão literalmente para o lixo, quando na verdade nós deveríamos estar evitando essa disseminação, evitando abertura de novos leitos e novas covas, mas essa não parece a política do Governo Estadual e menos ainda do Governo Federal, parece que é uma política de contar corpos e não de salvar vidas."

Com o sistema público de saúde completamente colapsado e sem oxigênio para o tratamento dos doentes, o Amazonas começou a transferir pacientes a outros Estados. Há estimativa de que até 750 pessoas tenham de deixar Manaus para serem atendidas em outros locais, inclusive em hospitais universitários. Para o epidemiologista, a real intenção desta medida, adotada pelo governo federal, deve ser questionada. 

“Agora nós estamos entrando em uma fase da tragédia de pirotecnia. Essa medida serve para desafogar a gigantesca demanda reprimida em leitos clínicos e de UTI. No entanto, temos de lembrar que esta é mais uma atitude tomada de forma inoportuna, que tenta apagar o incêndio depois que toda a estrutura está em cinzas, e com isso fazer um merchandising político, para lucrar em cima disso, com aviões da força aérea, quando a discussão deveria ser as causas da negligência que levaram a esta catástrofe humanitária”, afirmou Orellana.

>> Para Maia, falta de oxigênio em Manaus é resultado da ''agenda negacionista''

>> Enquanto Pazuello dava desculpas, pacientes eram transportados de Manaus por sobrecarga em hospitais

Ainda de acordo com o médico, a nova cepa da covid-19, que já foi identificada no Amazonas, também deve ser um dos fatores responsáveis por essa explosão viral tão severa do Estado. Desta forma, o envio de pacientes infectados de Manaus para outros estados pode acabar disseminando a nova variante da doença para outros locais do país. 

"Não temos nenhum relato no mundo de tamanha irresponsabilidade sanitária seguida de impunidade. Nós precisamos refletir o que aconteceu e punir severamente os responsáveis pela gestão da pandemia no Estado do Amazonas. Além disso, temos que torcer para que não aconteça o pior nestes estados que estão recebendo os pacientes infectados do Amazonas, porque nós temos que lembrar que nós estamos com uma possível nova cepa que pode obviamente e involuntariamente, ser disseminada por outras regiões do país". 

O número de sepultamentos em Manaus quintuplicou em um mês, segundo dados divulgados pela prefeitura. Na quarta-feira, 198 enterros ocorreram na capital, dos quais 87 tinham confirmação para covid-19 e sete eram de casos suspeitos. Em 13 de dezembro foram 36 óbitos, seis com resultado positivo para o vírus. Isto representa um aumento de 450%. 

>> Venezuela diz que irá disponibilizar oxigênio para o Amazonas

A falta de cilindros de oxigênio, por exemplo, levou pacientes internados à morte por asfixia, segundo relatos de médicos que trabalham na capital amazonense. "Se você ficar 20 segundos sem o oxigênio medicinal você pode desmaiar, e se você ficar 22 minutos você pode morrer, se você ficar mais do que isso você vai morrer com certeza", explica Jesem. "É uma irresponsabilidade, é um crime contra a humanidade, antes de ser um crime sanitário", continua. 

Ao se dar conta do cenário de caos que o Amazonas vive, diversos artistas brasileiros têm se comprometido a ajudar na compra de insumos. O humorista Whindersson Nunes, por exemplo, anunciou que doaria 20 cilindros de oxigênio, enquanto o sertanejo Gusttavo Lima prometeu o envio de 150. O movimento, de acordo com o médico, é válido e, se conduzido de forma racional, tem potencial para frear a crise. 

>> Gusttavo Lima anuncia doação de 150 cilindros de oxigênio para Manaus

"Acho que qualquer medida que seja tomada nesse momento de forma racional e técnica, acima de tudo, algo que tem faltado, certamente tem o potencial de frear a disseminação do novo coronavírus, e, por tanto, a crescente e incalculável demanda por internação de pacientes graves em Manaus", finalizou.  

Ouça a entrevista na íntegra:

Tags

Autor