OPINIÃO

Enquanto Pazuello dava desculpas, pacientes eram transportados de Manaus por sobrecarga em hospitais

Em vez de assumir a responsabilidade da falta de atendimento aos pacientes, o ministro afirma que Manaus "é uma preciosidade para o nosso país e ser mantida ali [no meio da floresta], há um custo pra isso"

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 15/01/2021 às 10:37 | Atualizado em 15/01/2021 às 10:51
Notícia
X

Eu não sei se o leitor vai se recordar, mas quando ainda era interino na Saúde, o general Eduardo Pazuello virou motivo de chacota nas ruas, nos quartéis, e foi debochado nas redes sociais quando fez um discurso sustentando que o Norte e o Nordeste já tinham passado a fase crítica da pandemia do coronavírus, segundo ele, por que tanto o Norte como o Nordeste representavam o Hemisfério Norte. Só faltou o general do Exército dizer que em algumas épocas o ano, o Recife tinha parques de esquiar na neve.

No Amazonas, pacientes com covid-19 começam a ser transferidos para outros Estados; veja vídeos

Hospitais do Amazonas colapsam por falta de oxigênio e pacientes morrem asfixiados

Polícia apreende 33 cilindros de oxigênio escondidos dentro de caminhão em Manaus

Meses depois, a crise é ainda mais grave, o número de pessoas infectadas pelo vírus e a quantidade de brasileiros que perderam a vida não param de crescer e os hospitais em Manaus, no Amazonas entram em colapso. Não tem oxigênio e o governo brasileiro está apelando aos Estados Unidos para transportar cilindros de oxigênio para a capital amazonense.

Efetivado no cargo, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, volta a dar demonstrações que faltou às aulas mais elementares de geografia, assim como já havia mostrado pouca habilidade para controlar os estoques de seringa e agulha para o início da vacinação.

Nesta quinta-feira, Pazuello, assim sem a menor cerimônia, disse que além da falta de infraestrutura e de um tratamento precoce contra o vírus, o que mais contribuiu para o aumento do número de casos no Amazonas é que Manaus é uma ilha na floresta amazônica e por está longe de tudo e de todos, tem um custo logístico que precisa ser levado em conta.

Se você não entendeu nada do que disse o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, eu resumo: o general não tem a menor ideia do que está dizendo, não sabe nada de fator climático e em vez de assumir a responsabilidade da falta de atendimento aos pacientes, afirma que Manaus “é uma preciosidade para o nosso país e ser mantida ali [no meio da floresta], há um custo pra isso”, afirmou o ministro da Saúde.

Enquanto Pazuello dava esfarrapadas desculpas para a inoperância do governo, pacientes eram transportados de Manaus para Brasília, onde hospitais públicos e particulares estão se revezando para receber pessoas do Norte do país infectadas pelo vírus.

Pense nisso!

MAIS DE ROMOALDO DE SOUZA

Tags

Autor