SAÚDE

Saiba o que é embolia gasosa disseminada, identificada nos exames de Paulo Gustavo

Paulo Gustavo morreu nesta terça-feira (5) por complicações da covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/05/2021 às 12:04 | Atualizado em 05/05/2021 às 18:17
Notícia
X

Após a morte do ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, que lutava contra as complicações da covid-19, muitas dúvidas relacionados ao quadro de embolia gasosa disseminada cresceram na web. Isso acontece porque, na segunda-feira (3), antes do falecimento de Paulo, os médicos responsáveis por seu tratamento informaram que novos exames realizados haviam demonstrado esta mesma ocorrência no artista. 

Embolia gasosa

De acordo com médicos pneumologistas em entrevista à BBC News Brasil, a embolia gasosa acontece quando o sistema circulatório, onde só se deve circular sangue, é invadido por bolhas de ar. Esta invasão, por sua vez, é responsável por causar obstruções neste sistema. 

>> Morre o ator e humorista Paulo Gustavo após longa batalha contra a covid-19

>> "Vírus maldito": o Brasil lamenta a morte de Paulo Gustavo

>> Num Brasil com raiva da covid-19, a morte de Paulo Gustavo faz o país chorar

"Na embolia gasosa, bolhas de ar vão para dentro do sistema circulatório, obstruem a circulação, e levam a região a uma deficiência de oxigenação, que é fundamental para as células, para elas se manterem vivas", explicou José Albani de Carvalho, que é médico intensivista.

Como essas bolhas de ar entram na circulação?  

"Em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa", é o que a nota divulgada pelos médicos de Paulo Gustavo afirmam que ocasionou a embolia gasosa no ator. De acordo com os pneumologistas, a fístula seria uma espécia de comunicação por ruptura de membrana, de duas estruturas. "Neste caso, veia e bronquíolo, que são duas estruturas que não se comunicam de forma normal", explicou. Após a ruptura da membrana, o conteúdo de gás sai do bronquíolo e entra na veia, sendo disseminado, daí o nome "embolia gasosa disseminada". 

>> Bolsonaro lamenta morte de Paulo Gustavo e é criticado na internet: "Meus votos de pesar pelo passamento do ator''

>> Sport lamenta morte do ator e humorista Paulo Gustavo

>> "Sempre te amarei": marido de Paulo Gustavo publica homenagem ao ator; veja a íntegra

>> Artistas e amigos homenageiam Paulo Gustavo nas redes sociais

>> Paulo Gustavo pelo olhar de quem esteve com ele no Santuário de Dulce

Embolia gasosa e covid-19

Ainda segundo os médicos, este quadro não tem a ver com a covid-19 em si, mas com alguns tratamentos que, às vezes, são realizados para lidar com as complicações da doença, como o uso da ventilação mecânica. Paulo Gustavo fazia tratamento com a ECMO, espécie de pulmão artificial que oxigena o sangue fora do corpo. 

 

Trajetória de Paulo Gustavo

Paulo Gustavo tem 15 anos de carreira e é formado pela Casa das Artes de Laranjeiras. Ele se destacou nos palcos, conquistando o Brasil com irreverência em trabalhos no cinema e na televisão.

O ator teve reconhecimento nacional com a personagem de Dona Hermínia, e a partir daí deslanchou em novos projetos, incluindo os dois longas que foram sucesso de bilheteria. As séries "Vai que Cola" e "A Vila", no canal Multishow, também ficaram marcadas na sua carreira. Foram quatro peças de destaque (Minha Mãe é uma Peça, Hiperativo, 220 Volts e On-line), cinco programas (220 Volts – A Série, Vai Que Cola, Paulo Gustavo na Estrada, A Vila e Além da Ilha), assim como os longas sucesso de bilheteria (Divã, Minha Mãe é uma peça 1 e 2, Vai que Cola – O Filme, Os Homens São de Marte… E É Pra Lá que Eu Vou e a sequência Minha Vida em Marte).

Relembre o histórico do ator Paulo Gustavo no hospital

13 de março: O ator Paulo Gustavo é internado em um Hospital do Rio de Janeiro com a covid-19

21 de março: Paulo Gustavo precisa ser sedado e intubado. "O ator, em plena consciência de seu estado, necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura". Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo, se pronunciou pelas redes sociais após o agravamento do quadro de saúde. "Essa doença não é nem nunca foi uma gripezinha", afirmou.

24 de março: O boletim médico do ator afirma que Paulo Gustavo vem apresentando melhora após a intubação. "Os quadros clínico, laboratorial e radiológico do paciente demonstram boa resposta ao tratamento instituído pela equipe profissional, sobretudo nas últimas 72 horas. Continuamos confiantes em sua plena recuperação."

28 de março: Boletim médico informa que o ator continua apresentando melhora. "Nas últimas 24 horas o paciente apresentou alguns sinais de melhora tanto do ponto de vista clínico, quanto laboratorial, respondendo de forma satisfatória aos reajustes terapêuticos instituídos"

5 de abril: Neste dia, o boletim médico de Paulo Gustavo falava em estabilidade no estado de saúde. “A evolução clínica, que demanda seu tempo individual, teve, especialmente nas últimas 24 horas, sinais de evolução progressiva que geraram otimismo na equipe médica”, dizia trecho do comunicado.

Foto: Reprodução
Ator sofreu homofobia após publicar fotos com o seu marido e rebateu preconceito - Foto: Reprodução

16 de abril: No comunicado divulgado neste dia, a equipe de médicos estava otimista sobre a recuperação dele. O marido de Paulo comemorou a notícia nas redes sociais, assim como Déa Lúcia Amaral, mãe do ator. “Meu filho, a saudade é muito grande. Estamos te esperando. Deus está contigo”, disse ela.

Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo e a mãe, Dea Amaral - Reprodução/Instagram

19 de abril: Internado desde o dia 13 de março, o humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, trava uma dura batalha contra a covid-19. Nesta segunda-feira (19), a amiga do ator, a cineasta Susana Garcia, que também é médica, revelou que ele "mexeu duas vezes e tentou abrir a boca" durante visita neste domingo (18).

Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo e Susana Garcia são amigos de longa data - Reprodução/Instagram

20 de abril: Neste dia, o boletim apontava que Paulo Gustavo apresenta sinais de recuperação das funções pulmonares. “Felizmente, não surgiram novas complicações nos últimos quatro dias. O quadro clínico do paciente, embora ainda preocupante, é de estabilidade, com alguns sinais mais evidentes de recuperação das funções pulmonares. Também verificamos boa responsividade aos pequenos estímulos", dizia o comunicado.

25 de abril: A atriz Tatá Werneck animou as redes sociais com uma notícia sobre o ator Paulo Gustavo neste final de semana. Aos 42 anos de idade, Paulo está internado com covid-19 desde 13 de março, mas, de acordo com Werneck, o ator está “melhorando muito”. 

3 de maio: Na data, novo boletim médico informou que após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. Porém, à noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. "Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade. A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível", dizia o comunicado.

4 de maio: O último boletim médico do ator, divulgado na noite desta terça-feira (4), indicava um quadro irreversível de saúde do artista. No fim da noite, ele não resistiu e faleceu.

Tags

Autor