A diretoria colegiada da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, uma nova apresentação para a vacina CoronaVac, com frasco-ampola com 1ml, contendo duas doses.
A Anvisa lembra que, atualmente, há duas apresentações aprovadas para Coronavac: frasco-ampola multidose, contendo dez doses, e frasco-ampola dose única, monodose.
A agência explicou que esse pedido do Instituto Butantan de inclusão de nova apresentação constitui uma demanda dos países importadores da vacina, por ter menor custo em comparação à apresentação monodose. A aprovação pela agência ocorreu nessa sexta-feira (6).
- Boato tira de contexto estudo com adolescentes nos EUA para atacar vacina da Pfizer
- Drica Moraes é vacinada, mas médico que aplicou rouba a cena
- Variante Gama pode ser contida com lockdown e vacinação, conclui estudo
- Fiocruz e governo do Ceará fazem acordo para produzir vacina contra a covid-19
- Brasil tem 50,16% da população vacinada com 1ª dose contra a covid-19, diz consórcio de imprensa
- Não vacinados têm o dobro de chance de serem reinfectados com covid-19, diz estudo
Uso incorreto será evitado
Segundo a Anvisa, a nova apresentação e a apresentação monodose são fabricadas exclusivamente pela Sinovac Life Sciences, que possui Certificado de Boas Práticas de Fabricação válido, emitido pela agência.
O Instituto Butantan terá que fornecer às secretarias estaduais de saúde e ao Programa Nacional de Imunização (PNI) todas as informações sobre a nova apresentação, incluindo o prazo de validade de 12 meses, bulas e rotulagens em português, a fim de evitar o uso incorreto.
As embalagens em inglês da nova apresentação conterão o alerta "uso emergencial" impresso no cartucho, assim como o prazo de validade de 12 meses aprovado pela Anvisa.