Neste final de semana, moradores de São Paulo foram surpreendidos ao ver uma “chuva de cinzas” cair do céu e tomar parte da cidade. A poeira foi proveniente de um incêndio no Parque Estadual do Juquery, localizado em Franco Rocha. O local possui área de 2 mil hectares de preservação e é a última região de Cerrado da Região Metropolitana de São Paulo. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros após mais de 20h de trabalho, por volta das 5h desta segunda-feira (23).
Ao Portal UOL, o major Marcos Palombo afirmou que metade da área de preservação do parque foi consumida pelas chamas. A brigada continua no local para apagar focos de incêndio e há muita fumaça. O efetivo ainda trabalha na extinção do fogo que atingiu o mirante do Juquery.
"Tivemos ontem cerca de 1.510 incêndios registrados na região metropolitana de São Paulo. E hoje estamos com dificuldade para acesso na única frente que ainda não conseguimos combater, no mirante do Parque Juquey. Estamos com 70 bombeiros e duas aeronaves para combater este incêndio", afirmou o major, ao UOL News.
Ainda segundo Marcos Palombo, o incêndio não deixou pessoas feridas, mas a fauna e flora da região foram “as principais vítimas”. “Nós já temos uma estimativa de quase mil hectares, que são quase mil campos de futebol [...] Temos preocupação e vamos continuar no objetivo até concluir o combate”, afirmou.
Causas do incêndio
De acordo com os bombeiros, o fogo teria iniciado às 9h30 do domingo (22) e a motivação seria a queda de um balão na região. Na noite do domingo, seis balões foram apreendidos pela Guarda Civil Franco Rocha, mais ainda não se sabe se os objetos têm ligação com o caso.