Levantamento realizado pelo jornal O GLOBO mostra que 16 capitais exigem comprovante de vacinação contra a covid-19 de turistas e nove cidades não cobram o comprovante vacinal, mesmo diante da alta transmissibilidade da variante ômicron, enquanto duas não responderam a pesquisa. As normas variam em cada local, mas a regra geral é ter duas doses de vacina ou a dose única para frequentar espaços como bares, restaurantes e shows.
Belém, Brasília, Cuiabá, Florianópolis, João Pessoa, Fortaleza, Macapá, Maceió, Palmas, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina e Vitória determinaram a obrigatoriedade do documento. A capital de Santa Catarina estende a exigência a adolescentes de 12 a 17 anos, com a primeira dose, enquanto a da Bahia inclui a dose de reforço para o público elegível, isto é, que completou o ciclo de imunização há quatro meses.
Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária quer liberar o autoteste de covid-19 nos próximos dias no Brasil, em meio à explosão de casos da doença pela variante ômicron. Técnicos da agência trabalham em uma resolução que deve ser aprovada pela diretoria colegiada do órgão. A data da publicação ou votação do documento ainda está em discussão na agência.