DIREITOS HUMANOS

Dia do Índio: a data é comemorada? Por que não se deve se fantasiar de indígena?

Linhas de pesquisa e alguns grupos desconsideram o dia, bem como as tentativas de homenagem que muitas vezes ajudam a corroborar estereótipos equivocados

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 18/04/2022 às 17:07 | Atualizado em 19/04/2022 às 10:22
Notícia
X

Esta reportagem é vinculada a "Dia do Índio: como homenagear os povos originários do Brasil sem desrespeitar sua pluralidade"

Todo Dia do Índio, 19 de abril, surgem discussões acerca dos direitos dos povos originários e celebrações - nem sempre certas - sobre a data comemorativa. Para Sarapó Pankararu, de 40 anos, integrante da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), os grupos indígenas não celebram a data, simplesmente por não haver motivos para isso.

"Este dia não é comemorativo, é de muita tristeza. Simbolicamente é o Dia do Índio, mas nós, nativos, não temos nada a comemorar, pelo contrário, só temos desgraças. Ano após ano nossas populações são atacadas e nossas culturas sofrem tentativas de dizimação", disse ele, que vive em aldeia em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco.

Ele orienta que as escolas, por exemplo, pesquisem e se dediquem a ensinar as diferenças e as dificuldades dos grupos existentes em Pernambuco neste 19 de abril. "Cada povo tem sua especificidade, forma de praticar a cultura e os costumes. Quando a sociedade nos homenageia se fantasiando, por exemplo, é como se todos colocássemos a mão na boca e fizéssemos barulho, e não fazemos isso. Ou nos trata como se fossemos o indígena romantizado, do tempo do descobrimento, ou o amazônico", pontuou.

Há linhas de pensamento que, inclusive, desconsideram a comemoração deste 19 de abril, de acordo com o antropólogo Renato Athias, que coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Alguns de nossos pesquisadores indígenas criticam a ideia do Dia do Índio, porque o ano todo seria o dia de celebrá-los, já que são representantes originários que estão aqui antes de Pedro Álvares Cabral chegar.”

Pluralidade esquecida

Mais de 817 mil brasileiros se autodeclaram indígenas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 305 grupos estão catalogados. O elo entre eles, segundo Athias, é de são considerados os “originários” da terra, ou seja, estavam no País antes de qualquer processo de colonização. 

“Eles têm uma língua, entendimento e cosmologia próprios, filosofia e uma relação com a terra específicas. Não existe um grupo indígena igual ao outro, são todos diferentes de acordo com suas práticas culturais e tradicionais. O que diferencia é que estão no Brasil antes de um processo colonial. Tem algumas pessoas que não vivem em uma comunidade indígena, mas sabendo que os avós viveram, assumem a identidade, enquanto outras não. A interpretação da identidade cabe a cada um”.

Dessa forma, não é necessário viver em um aldeamento ainda hoje para ser considerado um índio — apenas que os descendentes destes se reconheçam como um. Tanto que o censo de 2010 apontou que 320 mil índios viviam na zona urbana do Brasil, 36,2% do número total. Outros 570 mil viviam na zona rural.

A luta indígena atual

Entre os dias 4 e 14 de abril, cerca de oito mil descendentes de povos originários integraram o 18º Acampamento Terra Livre (ATL) em Brasília, no Distrito Federal. As principais demandas foram pela demarcação de terras e contra a exploração de recursos em reservas indígenas. Em Pernambuco, a maior preocupação hoje, segundo o NEPE, é a construção de usinas nucleares próximas ao Rio São Francisco.

“Os processos fundiários estão parados desde que o novo governo assumiu, inclusive em terras que já tinham sido estudadas. A ameaça maior é a de não demarcá-las. No Estado, o investimento nas usinas é uma preocupação, porque vai impactar as terras indígenas dessa região”, conta Athias.

 

Tags

Autor