PREVISÃO

Órgão federal emite alerta de risco alto de novas enchentes no Rio de Janeiro

O Estado foi atingido por chuvas intensas nos últimos dias, com deslizamentos e registros de 16 mortos, a maioria em Angra dos Reis e Paraty

Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 03/04/2022 às 19:11 | Atualizado em 03/04/2022 às 19:11
Moradores e comerciantes sofreram com alagamentos causados pelas chuvas intensas que causaram estragos em vários pontos do Rio de Janeiro - FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O boletim de previsão de riscos de eventos geo-hidrológicos emitido para a segunda-feira, 5, pelo Centro Nacional de Monitoração e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) destaca haver possibilidade "alta" de inundações, enxurradas e alagamentos na mesorregião metropolitana do Rio (incluindo Petrópolis) e no sul fluminense.

O Estado foi atingido por chuvas intensas nos últimos dias, com deslizamentos e registros de 16 mortos, a maioria em Angra dos Reis e Paraty. A busca por desaparecidos continua.

"A previsão indica a continuidade de pancadas de chuva. Somado aos elevados acumulados preexistentes, o cenário de risco hidrológico nestas áreas tende a se agravar devido às características do relevo, córregos canalizados e alta vulnerabilidade da região", aponta. A classificação é a mesma para o litoral norte paulista e o Vale do Paraíba.

Além disso, quase todo o território do Rio de Janeiro e parte do litoral norte de São Paulo estão com alerta de "perigo" até as 11 horas de segunda-feira, 4, no sistema de notificação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para "acumulado de chuva". "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", aponta.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS