Uma família de brasileiros foi deportada dos Estados Unidos, após a descoberta de um grupo no WhatsApp por agentes de imigração. Segundo o advogado Daniel Toledo, o caso se tratou de uma tentativa de imigração ilegal.
A família chegou em Boston, nos Estados Unidos, dia 17 de abril. Ao passar pelo procedimento de entrada no país, o grupo foi impedido de prosseguir, ficando detido por 14h no aeroporto.
“Eles passaram 14 horas dentro do aeroporto, com uma série de restrições, muitas pessoas fazendo perguntas e uma pressão enorme. Receberam alguns papéis e foram obrigados a voltar ao Brasil, sem ao menos entender o que estava acontecendo”, relata Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional.
Esta não seria a primeira vez dos brasileiros no país, que já tinham viajado para lá a passeios outras vezes. Na ocasião, a família portava um VISTO AMERICANO DE TURISMO, que garantia a eles a permanência no país por tempo limitado. No entanto, conforme revela Toledo, a intenção era permanecer no país de forma ilegal.
O motivo da negativa na entrada pôde ser encontrado no FOIA (Freedom of Information Act) dos brasileiros: a família participava de um grupo de WhatsApp com outros brasileiros residentes de Boston. O grupo foi descoberto pelos agentes.
Na rede social, os integrantes do grupo trocavam informações sobre trâmites para viver de forma ilegal no país. "As dicas iam desde compras no supermercado, até a matrícula de crianças em escolas públicas do estado americano. Tudo isso estava documentado, com provas e prints do grupo em questão”, afirma o advogado.
A retirada do Visto Americano é o primeiro passo para entrada nos Estados Unidos. Seja a passeio, estudo, trabalho, ou moradia permanente, a entrada no país precisa ser justificada previamente durante a solicitação do documento.
Para solicitar o Visto Americano é preciso:
1. Preencher o Formulário DS-160 em inglês, com informações precisas e atualizadas;
2. Pagamento da taxa; valor varia de acordo com o tipo do documento (confira aqui);
3. Agendamento da entrevista com o consulado; a marcação pode ser feita pelo site;
4. Comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos;
5. Entrevista com o consulado;
6. Aguardar aprovação.