Com informações do Estadão
A "Lua de Esturjão", última superlua do ano, poderá ser vista a partir desta quinta-feira (11) até o próximo sábado (13) nos céus do Brasil.
Os melhores horários de observação acontecem quando a lua se posiciona mais próximo ao horizonte. Assim, o final da tarde ou o amanhecer do dia são os momentos mais recomendados.
O céu também precisa estar "limpo", ou seja, sem muitas nuvens. O tempo nublado prejudica a visualização.
Veja ao vivo a superlua de Estujão
O canal do YouTube Galeria do Meteorito transmite ao vivo a superlua. Acompanhe:
De onde vem o nome "superlua"
O termo "superlua” não é uma definição científica, mas serve para descrever o momento em que a lua, na fase cheia ou nova, está mais próxima da Terra, fazendo com que pareça até 30% maior. Esse momento de aproximação máxima é denominado de perigeu.
A superlua deste mês de agosto é conhecida por "Lua de Esturjão" porque, na década de 30, havia a tradição no interior dos Estados Unidos de usar nomes ligados à natureza para "batizar" as luas cheias.
Como a temporada da pesca do esturjão, em algumas regiões norte-americanas, acontece em agosto, a lua ganhou o nome de "Lua de Esturjão", mas ela já chegou a ser chamada também de "Lua do Milho-verde”.
Outros fenômenos da astronomia acontecem em agosto
Além da "Lua de Esturjão", o planeta Saturno, está em seu período mais brilhante do ano, e deve aparecer acima da Lua da noite de quinta-feira (11) para a manhã de sexta-feira (12).
Entre a noite de sexta-feira (12) e a manhã de sábado (13), acontece ainda o pico de uma chuva de meteoros.
O melhor horário de observação é após a meia-noite, em locais distantes da iluminação das cidades, e com céu sem nuvens ou neblina.