Nesta sexta-feira (24), o Google homenageou Kitty O'Neil com um Doodle na página inicial de pesquisas. Considerada a "mulher mais rápida do mundo" por pilotar um veículo a jato em 825 km/h, Kitty faleceu em 2018 e completaria 77 anos.
O Doodle é uma forma de comemorar datas especiais, aniversários, feriados e homenagens de alguém que marcou a história da humanidade.
QUEM FOI KITTY O'NEIL?
Filha de mãe americana e pai irlandês, O'Neil nasceu em 1946 no Texas. Quando ainda era um bebê lidou com diversas doenças e após febre inensa, ela acabou ficando surda.
A americana não teve habilidades de comunicação limitadas pela surdez. Kitty se comunicava, principalmente, pela fala e leitura labial.
Durante a vida, Kitty desejou ser um atleta profissional, tentou competir no mergulho. No entanto, uma lesão no pulso a levou a mudar de área.
Foi então quando experimentou esportes de alta velocidade, como esqui aquático e corridas de motocicleta. Durante a carreira, realizou atos perigosos, por exemplo, cair de grandes alturas enquanto era incendiada e pular de helicópteros.
Após dirigir um o multiativador, um carro movido a foguete, ultrapassou o recorde de velocidade em terra para mulheres de 320 km/h.
CARREIRA NO CINEMA
Na sétima arte, a homenageada foi a primeira mulher a entrar na Stunts Unlimited, organização de destaque entre os melhores dublês em Hollywood.
Kitty teve trabalhos marcantes no cinema como dublê nos filmes e séries de TV, como Bionic Woman (1976), Wonder Woman (1977-1979) e The Blue Brothers (1980).
O'Neil morreu aos 72 anos em Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Segundo a BBC News, a causa da morte foi pneumonia.