Um eclipse solar híbrido acontece na madrugada desta quinta-feira (20), no horário de Brasília. O fenômeno raríssimo só será visível na Austrália, Timor Leste e Indonésia; contudo, é possível flagrá-lo através de transmissões ao vivo no YouTube.
Um evento celeste como o que ocorrerá nesta quinta acontece somente a cada uma ou duas décadas. e vai durar cerca de um minuto na fase total.
De acordo com o Observatório Nacional, o último eclipse solar híbrido foi registrado em 2013 e o próximo está previsto para novembro de 2031.
- ECLIPSE SOLAR: veja SIGNOS afetados pelo ECLIPSE SOLAR desta quinta-feira e HORÓSCOPO DO DIA 20/04
- Horóscopo da Semana: Nos próximos dias ocorrerá Eclipse Solar e Mercúrio Retrógrado; saiba o que cada signo deve esperar
-
ECLIPSES, SUPERLUA E CHUVA DE METEOROS: o que pode ser visto no CÉU do BRASIL em 2023? Veja datas e prepare-se
O QUE É UM ECLIPSE SOLAR HÍBRIDO?
É chamado de eclipse híbrido porque, a depender da localização, a população de alguns países podem ver um eclipse solar anular ou um eclipse solar total.
Só dois pontos da Terra permitem a observação da transição entre o anular e o total, mas ambos estão em áreas remotas do oceano.
ONDE ASSISTIR AO ECLIPSE SOLAR?
A totalidade do fenômeno aparece por um minuto na Austrália Ocidental (Península de Exmouth), no Timor-Leste e na Indonésia (Papua e Ilha Damar).
Enquanto isso, as fases anulares do eclipse serão vistas no Sudeste Asiático, em partes da Austrália, na Ilha do Norte na Nova Zelândia e na Micronésia.
COMO ASSISTIR AO ECLIPSE SOLAR
As transmissões do eclipse acontecem a partir das 22h30 desta quarta-feira (19).
ECLIPSES DE 2023
Eclipses de 2023
- 20 de abril - Eclipse solar total (não visível no Brasil)
- 5-6 de maio - Eclipse lunar penumbral (não visível no Brasil)
- 14 de outubro - Eclipse solar anular (visível em boa parte do país)
- 28-29 de outubro - Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país)