No dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.
A data marca o dia em que a Libras foi reconhecia como língua oficial da comunidade surda do Brasil, em 2002.
DIA NACIONAL DA LIBRAS MENSAGENS:
"As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve, mas vê, sente e se emociona."
"Gestos de empatia, solidariedade e amor é a linguagem que precisamos seguir para uma melhor inclusão."
"Sem linguagem não somos seres humanos completos e, por isso, é preciso aceitar a natureza e não ir contra ela. Obrigados a falar, algo que não lhes é natural, os surdos não são expostos suficientemente à linguagem e estão condenados ao isolamento e à incapacidade de formar sua identidade cultural." - Vendo Vozes: Uma Viagem pelo Mundo dos SurdosOliver Sacks.
Dia nacional da Libras
Matéria da Agência Brasil aponta que a história da Língua Brasileira de Sinais remonta a meados do século 19. De acordo com a reportagem, nessa época que o imperador Dom Pedro II convidou o francês Ernest Huet a vir ao Brasil adaptar à realidade brasileira o modelo de linguagem de sinais que era usado na França.
Assim, foi desenvolvida a Língua Nacional de Sinais. Já em 1857, por ordem do imperador, foi fundado o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos (IISM), no Rio de Janeiro, que atendia então apenas a homens. Com o passar do tempo, o instituto evoluiu e funciona até hoje, com o nome de Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). As informações são da Agência Brasil.