Neste fim de semana, está circulando em diversas redes sociais um boato de que, supostamente, está para acontecer uma greve dos caminhoneiros em 2023.
A questão começou a ser levantada depois que uma decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), recentemente, afetou diretamente a carga horária de trabalho da categoria.
Veja mais detalhes sobre a situação ao longo desta matéria.
GREVE CAMINHONEIROS 2023: QUAIS PONTOS DA DECISÃO DO STF VEM GERANDO POLÊMICAS SOBRE OS CAMINHONEIROS?
No julgamento do STF sobre algumas pautas da categoria que ocorreu recentemente, alguns trechos foram reprovados.
As demandas eram relacionadas ao tempo da jornada de trabalho da categoria, assim como o seu horário de descanso.
Segundo a decisão do STF, confira o que os caminhoneiros não poderão fazer:
- Dividir o período mínimo de descanso, que é de 11 horas ininterruptas dentro de 24 horas de trabalho;
- Somar como tempo de descanso o período de parada obrigatória para carga e descarga ou em pontos de fiscalização nas estradas;
- Acumular o tempo de descanso semanal, que é de 35 horas a cada seis dias;
- Realizar o "descanso em movimento", quando outro motorista estiver revezando a direção.
O exame toxicológico para motoristas profissionais foi mantido da maneira como esteve até agora.
PARALIZAÇÃO DE CAMINHONEIROS: COMO ESTÁ A GREVE DOS CAMINHONEIROS?
Segundo o Estado de Minas, os caminhoneiros de Minas Gerais aderiram a um estado de greve na última sexta-feira (5).
É importante deixar claro que, neste estágio da reivindicação, as atividades não são interrompidas e o transporte segue sendo realizado normalmente.
A ação foi aprovada pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivado de Petróleo (Sinditanque), depois da polêmica decisão já citada do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com o presidente do sindicato, Irani Gomes, as alterações na rotina ocasionarão na subida do valor dos fretes, causando um enorme problema financeiro para o transporte de combustíveis:
"Se essas mudanças na Lei dos Caminhoneiros não forem revistas, os preços do frete vão disparar no país e inviabilizar o transporte de cargas, pois o Brasil não tem infraestrutura para cumprir com tais exigências de descanso", destacou.
"Caso nenhuma medida seja tomada nos próximos dias, podemos suspender as atividades em todo o país por tempo indeterminado a qualquer momento", concluiu.
É VERDADE QUE OS CAMINHONEIROS ESTÃO PARANDO?
Segundo o portal UOL Confere, o vídeo que vem circulando nas redes sociais não condiz com a realidade de um movimento grevista da categoria.
Segundo portal, o vídeo é distorcido e aborda a possibilidade de um desabastecimento geral no Brasil, o que traria problemas em todo o território nacional.
Contudo, o vídeo se trata de uma notícia de novembro de 2022, quando manifestações aconteceram no Brasil por conta do resultado da eleição eleitoral.
Com isso, diversos caminhoneiros contrários ao resultado do pleito decidiram bloquear rodovias federais em todo o Brasil.