DOENÇA

O que é Mpox? Veja sintomas, transmissão e se tem vacina

A doença recebeu o nível de alerta mais alto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e voltou a se enquadrar como emergência sanitária global.

Cadastrado por

Renato Nascimento

Publicado em 15/08/2024 às 14:08 | Atualizado em 15/08/2024 às 14:18
Causada por um Orthopoxvirus, a mpox foi detectada pela primeira vez em humanos em 1970, na República Democrática do Congo - WHO/Katson Maliro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou, nesta quarta-feira (14), a Mpox, ex-Varíola dos Macacos, como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII)

Isso significa que a doença recebeu o nível de alerta mais alto da organização e volta a se enquadrar como emergência sanitária global.

A decisão acontece pouco mais de um ano depois da enfermidade ter sua categoria rebaixada, pela própria OMS, para "surto", após uma diminuição no número de casos.

Nesse artigo você vai tirar as principais dúvidas sobre a Mpox.

  1. O que é Mpox?
  2. Como é a transmissão?
  3. Quais são os sintomas?
  4. Tem vacina?
  5. Qual a diferença entre Mpox e Varíola dos Macacos?

O que é Mpox?

A Mpox, ou Varíola dos Macacos, é uma doença causada pelo vírus monkeypox.

Detectada pela primeira vez em humanos em 1970, a doença voltou a se enquadrar como emergência global por conta da rápida propagação em países do continente africano.

De 1° de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2024 já foram registradas 208 mortes pela doença no mundo.

Como é a transmissão?

A transmissão, para humanos, é feita através de um agente infeccioso que circula em animais (roedores e macacos).

Segundo a OMS, o vírus adentra no corpo humano pelo contato próximo a lesões na pele, secreções respiratórias ou por objetos usados por alguém já infectado.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da Mpox são febre, cansaço, dores musculares, calafrios, feridas na pele e dor nas costas.

Não existe tratamento para a doença e, geralmente, os sintomas duram de 2 a 4 semanas, trazendo a melhora do paciente após o período.

Tem vacina?

A vacinação da doença no Brasil começou em 2023 para grupos específicos e profissionais que trabalham diretamente com o vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, uma campanha de vacinação em massa é improvável e que os casos vem monitorando os casos para saber a necessidade de alterações no planejamento.

OMS muda o nome da Varíola dos macacos

As duas rotulações pertencem a mesma enfermidade, logo, não existe diferença entre Mpox e Varíola dos Macacos.

A mudança de nome ocorreu por conta do surto da doença, em 2022, que não teve nenhuma transmissão atribuída aos macacos.

Então, para evitar o preconceito e violência contra o animal, a OMS lançou um processo de consulta pública e decidiu que, agora, a doença se chama "mpox". Saiba mais no vídeo abaixo:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS