Palestra sobre cidades inteligentes nesta quinta-feira (13/4)

Especialista em smart cities estará na Faculdade Europeia, em Piedade
JC Online
Publicado em 12/04/2017 às 18:28
Especialista em smart cities estará na Faculdade Europeia, em Piedade Foto: Foto: Reprodução Internet


 Acontece nesta quinta-feira (13/4), a partir das 19h, a palestra City SmartUp - Construindo cidades mais inteligentes e humanas no Brasil, ministrada pelo expert em smart cities Renato de Castro, vice-presidente de Relações Internacionais da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. A palestra é promovida pela Faculdade Europeia, localizada em Piedade, e é aberta ao público em geral. Inscrições podem ser feitas no http://goo.gl/JQ7FdT.

Além de palestrante internacional, Renato de Castro atua na promoção de convênios mundiais e atração de investimentos para projetos no Brasil. Também é embaixador global da organização TM Forum e vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, sendo responsável pela prospecção e analise de investimentos em Smart Cities.

A palestra vai analisar as novas tendências relacionadas às cidades inteligentes e discutir como o uso intenso de tecnologias de ponta no dia-a-dia das pessoas está modelando o perfil do consumidor do futuro", Renato de Castro

Abordagem

A palestra vai abordar as novas tendências no desenvolvimento das chamadas Smart Cities pelo mundo, incluindo temas sobre sustentabilidade econômica e oportunidades para atração de investimentos para projetos de urbanização e tecnologia.

O mundo está vivendo um incrível aumento dos problemas devido ao crescimento desenfreado da população urbana. Gestão dos recursos naturais, condições climáticas e ambientais, políticas industriais e o poder econômico desenharam as cidades que temos hoje e influenciaram diretamente o nosso estilo de vida urbano. De acordo com a ONU, em 2030 teremos mais de 70% do total da população da terra vivendo em centros urbanos, o que influenciará dramaticamente as nossas vidas.

"Com o objetivo de minimizar este problema, surge uma forte tendência, seja dos setores público ou privado, para o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes. Cidades antigas estão sendo repensadas e novas cidades estão sendo construídas do zero, já nascendo 100% inteligentes", alerta Renato de Castro.

O conceito principal de uma cidade inteligente vai além da reestruturação arquitetônica, passa principalmente pelo uso da tecnologia da informação e comunicação para desenvolver soluções para os problemas urbanos e aumentar a qualidade de vida do cidadão.

"A palestra que ministrarei visa analisar as novas tendências relacionadas às cidades inteligentes e discutir como o uso intenso de tecnologias de ponta no dia-a-dia das pessoas está modelando o perfil do consumidor do futuro. Entender estas tendências é fundamental para o futuro dos cidadãos uma vez que serão eles os responsáveis por sugerir, discutir e controlar a execução das novas estratégias urbanas"diz o especialista.

Renato de Castro é doutor em Administração de Empresas na Maastricht School of Management, na Holanda, com pesquisa de doutorado sobre os efeitos da exposição intensa às TICs em Cidades Inteligentes no comportamento de consumo dos cidadãos.

 

TAGS
sustentável sustentabilidade cidades inteligentes cidades sustentáveis
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory