Indicador que mede a qualidade do ensino público estadual, o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) registrou um pequena melhora na nota do ensino médio: passou de 3,54 em 2013 para 3,75 no ano passado. Foram avaliadas as 760 escolas estaduais que oferecem essa etapa da educação básica. A média foi divulgada numa solenidade a manhã desta terça-feira, no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador Paulo Câmara.
Foram liberadas também as 10 maiores notas das escolas que oferecem os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. A Escola Estadual Cícero Augusto Gomes, localizada em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, ficou com o maior Idepe nos anos finais do ensino fundamental, com média 7,06. Em segundo lugar está a Escola Estadual Sofia Feijó Sampaio, com 6,42. A unidade está situada em Catende, na Zona da Mata Sul.
No ensino médio, o melhor Idepe foi da Escola de Referência em Ensino Médio Costa Azevedo, em Olinda, no Grande Recife, com 6,04. A segunda colocação é da Erem Artur Barros Cavalcanti, de Bodocó, no Sertão do Araripe, com 5,88.
Entre os municípios, nos anos iniciais do fundamental, Quixaba, no Sertão do Pajeú, teve o maior Idepe, 6,04, seguido de Triunfo (5,87) e Tuparetama (5,72), na mesma região. Quando se observa o Idepe dos anos finais do fundamental, as três melhores notas das redes municipais de ensino foram, respectivamente, de Triunfo (5,48), Belém de Maria (4,83) e Santa Cruz da Baixa Verde (4,57).
PROTESTO
Do lado de fora do Palácio do Governo, um grupo de cerca de 50 alunos de escolas públicas estaduais e municipais fez um protesto. Hoje, Dia do Estudante, eles reivindicam melhores condições das unidades de ensino e Passe Livre para todos.
"Muitos colégios não têm ventiladores, as salas de aulas são quentes, a estrutura das escolas é ruim", afirmou um dos integrantes da União dos Estudantes Secundaristas de Perrnambuco (Uespe), Cleidimilson Júnior. Participaram do ato estudantes das Escolas Municipal Pedro Augusto e Estaduais Waldemar de Oliveira e João Barbalho.
No Dia do Estudante, comemorado nesta terça-feira (11/8), jovens protestam em frente ao Palácio das Princesas por mais...Posted by Jornal do Commercio on Terça, 11 de agosto de 2015