CONSULTA ACADÊMICA

Marcelo Carneiro Leão vence eleição para reitor da UFRPE

Chapa De Mãos Dadas levou 83,5% dos votos válidos; Lista Tríplice será enviada ao presidente da República no dia 28 de novembro

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 08/11/2019 às 9:00
Foto: Divulgação / UFRPE
Chapa De Mãos Dadas levou 83,5% dos votos válidos; Lista Tríplice será enviada ao presidente da República no dia 28 de novembro - FOTO: Foto: Divulgação / UFRPE
Leitura:

Os professores Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Rivas, da chapa De Mãos Dadas, venceram a eleição para reitor e vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com 83,5% dos votos válidos. A apuração das urnas foi concluída às 6h15 desta sexta-feira (8), embora ainda falte a apuração de pouco mais de 200 votos da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) para fechar a totalidade.

O reitor escolhido pela comunidade acadêmica, Marcelo Carneiro Leão, é professor do Departamento de Química, mestre e doutor em Química Computacional (UFPE), e tem pós-doutorado em uso das tecnologias de informação e comunicação do ensino de ciência, pela Universitat de Barcelona. Além disso, o pesquisador é o atual vice-reitor da Universidade, junto à professora Maria José de Sena.

“Durante nosso mandato a Universidade avançou nas áreas de infraestrutura, de assistência estudantil e gestão e governança”, disse. Este último ponto trouxe para a Rural o título de 1ª colocada em Pernambuco e a 4ª no Brasil em gestão e governança, pelo índice integrado do Tribunal de Contas da União (TCU).

Marcelo diz se alegrar com o resultado, e garante continuar o trabalho que já foi iniciado nos sete anos e meio como vice-reitor. “Pretendo tornar a gestão e governança um parâmetro fundamental em todos os eixos da Universidade, estimulando o planejamento, execução, monitoramento e avaliação. Também pretendo incluir, como agenda principal da Instituição, o eixo de inovação. A Rural participará desse ecossistema com toda a força e capacidade que tem”, disse o novo reitor.

Consulta acadêmica

As votações foram realizadas nessa quarta-feira (6) e quinta-feira (7), nos quatro campi, no Colégio Agrícola (Codai) e nos 12 polos Educação à Distância (EàD), localizados em Pernambuco e na Bahia.

A chapa vencedora obteve 5.652 votos entre os estudantes, 502 dos docentes e 432 dos técnicos administrativos, liderando nos três segmentos da eleição. Já a chapa Muda Rural, formada pela professora Mônica Folena e pelo professor José Luiz Sandes, recebeu 870 votos dos estudantes, 150 dos docentes e 100 votos dos técnicos, e ficou em segundo lugar. Ela recebeu 18,9% dos votos até o momento.

A eleição para Reitoria da UFRPE 2019, organizada pela primeira vez pela Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE),  foi a maior já realizada na Rural, com mais de 8 mil votantes comparecendo às 57 urnas. Os votos dos três segmentos tiveram o mesmo peso.

Lista tríplice

O resultado deverá ser homologado no dia 14 e, no dia 28 de novembro, o Conselho Eleitoral se reúne para definir a lista tríplice que será enviada ao presidente da República. O chefe do executivo, Jair Bolsonaro, já nomeou o reitor menos votado pela comunidade acadêmica três vezes em instituições do país, mas manteve a decisão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ao nomear o professor Alfredo Gomes.

Ao final da apuração, a presidenta da Aduferpe, professora Erika Suruagy, ressaltou a importância do processo para o fortalecimento da democracia interna da UFRPE e que o reitor eleito seja o reitor empossado. “Esse é o desejo da comunidade da UFRPE”, afirmou.

Últimas notícias