São José

Justiça Federal quer pronunciamento da UFPE, UNICAP, CAU e CREA sobre projeto Novo Recife

O magistrado pede explicações sobre os valores de cunho histórico e artístico que justificaram a proteção dos bens tombados pelo Iphan, no bairro de São José

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/06/2015 às 23:10
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
O magistrado pede explicações sobre os valores de cunho histórico e artístico que justificaram a proteção dos bens tombados pelo Iphan, no bairro de São José - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) solicitou que a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), o Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) se pronunciem sobre quatro pontos referentes ao projeto Novo Recife. 

A decisão foi dada no último dia 29 de maio, pelo juiz federal titular da 21ª Vara Federal, Francisco Antônio de Barros e Silva Neto. O magistrado pede explicações sobre os valores de cunho histórico e artístico que justificaram a proteção dos bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no bairro de São José.

O que o magistrado quer saber é, com relação às interferências visuais já existentes, se ainda há paisagens e perspectivas que não estejam contaminadas pelas edificações do seu entorno, e que por isso devam ser protegidas.

Ainda na decisão, o magistrado deu ao IPHAN, o prazo de 15 dias, a partir da data da intimação, para informar se a área operacional do pátio das Cinco Pontas foi inscrita na Lista do Patrimônio Ferroviário e, em caso positivo, se autoriza as medidas mitigatórias previstas para o local. Já o Consórcio Novo Recife deve apresentar, no prazo de cinco dias, cópia da última versão do projeto arquitetônico do empreendimento, com a localização de cada edificação e sua volumetria.

Últimas notícias