Motoristas que desrespeitarem a Faixa Azul da Rua Real da Torre, na Zona Oeste do Recife, vão ser multados a partir desta segunda-feira (7). A fiscalização é feita inicialmente por agentes de trânsito, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h.
Invadir o corredor exclusivo de ônibus constitui infração é gravíssima, o que implica em pagamento de multa no valor de R$ 191, 54 e o recebimento de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A faixa foi implantada na segunda-feira passada e tem 1,5 quilômetros de extensão da Rua Marcos André até a Rua José Osório. Na primeira semana, agentes de trânsito orientaram os motoristas sobre a novidade. Apenas ônibus e táxis cadastrados (com ou sem passageiro) poderão usar o equipamento.
Veículos de passeio vão poder fazer conversões à direita sempre que necessário (não somente nas partes pontilhadas). Os condutores não serão multados, desde que não circulem pela faixa além do necessário.
De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), 22 mil veículos passam diariamente pela via. Dez linhas de ônibus, que transportam 52 mil passageiros por dia, têm a Real da Torre no itinerário.