O navio-escola chileno Esmeralda atracou no Recife nesta quarta-feira (14) com tripulação de 307 pessoas, futuros oficiais da marinha chilena. Os aprendizes vão passar cinco dias na capital pernambucana com programação cheia pela frente. Neste período, a embarcação será visitada por estudantes de quatro escolas.
Entre as diversas atividades programadas durante a visita, destaca-se a cerimônia de aposição floral ao busto do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha brasileira, nesta quinta-feira (15), às 9h. É uma forma dos futuros oficiais prestarem homenagem ao Brasil. À tarde, os visitantes chilenos vão enfrentar uma equipe brasileira em partida de futebol na Escola de Aprendizes-Marinheiros, em Olinda.
"São várias atividades. Vamos conhecer a cidade patrimônio da humanidade, Olinda, o Instituto Brennand (Zona Oeste do Recife) as praias, como Boa Viagem (Zona Sul do Recife) e Porto de Galinhas (Litoral Sul do Estado). Além das atividades militares", relata o comandante do Esmeralda, Carlos Fiedler Pinto.
A viagem dos chilenos começou no dia 31 de maio e terminará em dezembro. Eles vão navegar mais de 40.000 quilômetros, o equivalente a uma volta ao mundo, visitando onze portos e nove países. A embarcação está no mar há 24 dias. O Porto do Recife é o único brasileiro em que o Esmeralda, um navio 60 anos, atracou.
"A viagem de instrução da marinha é uma prática exercida pela marinha de todo o mundo. Faz parte do lado profissional e cultural do jovem que está se formando oficial. Para nós, é muito bom receber a marinha chilena porque permite a aproximação das culturas e a troca de experiências profissionais", afirma o comandante dos Portos de Pernambuco, Luiz Claudio Lazaro.
Esta é a primeira vez que o Esmeralda visita Pernambuco. Em novembro deste ano, está prevista a chegada de um navio norte-americano a Suape, no Litoral Sul do Estado.