Fomentar uma cultura de hábitos preventivos a acidentes com energia elétrica e formar consumidores cada vez mais conscientes quanto ao uso seguro e eficiente da energia elétrica. Este é o objetivo da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) com o Projeto Espaço Celpe nas Escolas, que leva palestras de consientização à instituições públicas e privadas de Pernambuco. O circuito 2016 começa nesta segunda-feira (21) pelos Colégios Americano Batista, na Boa Vista, e GGE, Madalena. Na semana seguinte, a ação chega ao Colégio Vila Aprendiz, em Boa Viagem. Ao longo do ano, serão promovidas 40 apresentações em escolas e parques públicos do Estado e a expectativa é alcançar mais de 10 mil crianças.
A iniciativa, que é voltada para alunos do ensino fundamental, utiliza artifícios lúdicos, como a apresentação de fantoches, para transmitir os cuidados e orientações sobre o manuseio correto da energia. Os integrantes do projeto Cordel Animado fazem a 'contação' das orientações de segurança com texto em cordel infantil da poeta Mariane Bigio, ajudando as crianças a fixarem e apreenderem os cuidados de maneira descontraída. As dicas e alertas são enfatizadas pela música e sonoplastia que ficam por conta da musicista Milla Bigio.
Ao final da encenação, os pequenos se tornam Parceirinhos da Energia e recebem um kit de brindes que têm o objetivo de enfatizar os alertas e estimular a multiplicação do aprendizado.