Compaz do Cordeiro ficou entre um dos três melhores no Prêmio PMI

Compaz Escritor Ariano Suassuna conta com mais de 9 mil pessoas cadastradas. São quase 2,4 mil vagas nas atividades esportivas e práticas integrativas e outras 1,5 mil atividades educacionais
Da editoria de Cidades
Publicado em 19/09/2017 às 9:48
Compaz Escritor Ariano Suassuna conta com mais de 9 mil pessoas cadastradas. São quase 2,4 mil vagas nas atividades esportivas e práticas integrativas e outras 1,5 mil atividades educacionais Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR


A Prefeitura do Recife, apresentando o Centro Comunitário da Paz Escritor Ariano Suassuna (Compaz), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da cidade, foi uma das três melhores na premiação concedida pela associação Project Management Institute (PMI/PE) na categoria Projetos. A apresentação e a defesa da concepção e metodologia de gestão da fábrica de cidadania do Recife foi feita pela Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas dentro da 9ª Conferência de Gestão, Projetos e Liderança, também promovida pelo PMI/PE. O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

O encontro tem como objetivo estimular os debates sobre gestão, projetos e liderança. Sob estas perspectivas, a ideia é que o gerenciamento de projetos e programas possa ser definido considerando as limitações e variações relacionadas, por exemplo, ao tempo, custos e outros recursos a serem utilizados para alcançar os objetivos traçados. Otimizar todas essas variantes são traços considerados pela premiação e o Compaz Escritor Ariano Suassuna entrou para a lista dos finalistas de 2017.

O Compaz Escritor Ariano Suassuna conta com mais de 9 mil pessoas cadastradas. São quase 2,4 mil vagas nas atividades esportivas e práticas integrativas e outras 1,5 mil atividades educacionais. A Biblioteca Jornalista Carlos Percol conta com uma média diária de acesso de 315 pessoas. No último mês, a biblioteca contou com quase 8,5 mil visitantes. 

Inaugurado em março, o Compaz do Cordeiro foi fruto de um trabalho que nasceu dentro da Secretaria de Segurança Urbana do Recife e que o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), da Secretaria de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, foi responsável por todo o processo de integração dos esforços das equipes envolvidas, desde a concepção da ideia, passando pelo acompanhamento passo a passo das obras até a implantação dos serviços oferecidos. O ciclo se fecha quando o EGP entrega a administração do Compaz à Secretaria de Segurança Urbana do Recife, que passa a responder pelas atividades do Centro e passa a oferecer os serviços à comunidade. 

Combate à violência

A ideia central do projeto é ser um espaço diferenciado com todas as suas ações voltadas ao combate à violência por meio de ações preventivas, reunindo em um único espaço lazer, esporte, educação e oferta de serviços. Com isso, a gestão municipal integra uma série de atividades em um único lugar, tornando-se referência para crianças, jovens e adultos. Assim, a gestão busca difundir e fortalecer o exercício da cidadania em áreas de grande vulnerabilidade social atingindo, nesse caso, bairros localizados na Zona Oeste do Recife. 

Essa é a segunda unidade construída pela gestão. A primeira está localizada no Alto Santa Terezinha: o Compaz Governador Eduardo Campos, criado com a mesma metodologia. Ambas foram construídas estrategicamente em locais com alto índice de vulnerabilidade social.

TAGS
Compaz Centro Comunitário da Paz Escritor Ariano Suassuna Prêmio PMI vulnerabilidade social Prefeitura do Recife
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory