ÓLEO NAS PRAIAS

Não há recursos federais sem decreto de situação de emergência, diz ministro em visita ao Recife

Segundo o ministro Gustavo Canuto, há possibilidade de ajuda - em menor escala - com ações preventivas

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 22/10/2019 às 21:00
Foto: Heudes Regis/ Divulgação SEI
Segundo o ministro Gustavo Canuto, há possibilidade de ajuda - em menor escala - com ações preventivas - FOTO: Foto: Heudes Regis/ Divulgação SEI
Leitura:

Em um mesmo dia Pernambuco recebeu visita de três ministros. Representantes dos Ministérios de Meio Ambiente, Defesa e Desenvolvimento Regional vieram a Pernambuco nesta terça-feira (22), mas nenhuma medida efetiva foi anunciada pelo Governo Federal com relação às manchas de óleo que têm atingido as praias do Estado desde setembro

Possibilidade de chegada de óleo em zonas de encontro de mar e rio tem preocupado o Governo Estadual, que formalizou ontem pedido de ajuda durante reunião entre o governador Paulo Câmara e o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Apesar de ter vindo para apurar quais as necessidades do Estado, o ministro adiantou que recursos financeiros só podem ser repassados caso haja decreto de situação de emergência. Sem previsão para decreto por parte do Estado, apoio pode vir em menor escala. 

“Mesmo sem o decreto, há uma ação específica no Ministério que é de prevenção e pode ser utilizada para mitigar um risco ao desastre”, explica. Entre os esforços possíveis, foi pedido reforço para proteção destas áreas. “A possibilidade do Governo Federal ajudar é por meio da ação de prevenção colocando recursos para que a gente possa fazer outras barreiras em outros estuários”. Além disso, Pernambuco pediu apoio na finalização da limpeza das praias, para que resíduos menores sejam retirados. Um estudo que avalie os riscos a balneabilidade de água e os riscos do contato com a pele humana também esteve entre as necessidades listadas pelo governador. 

Investigações

Com relação à procedência do óleo, pouco foi dito pelo ministro Gustavo Canuto. Questionado, ele informou que o Governo Federal segue investigando 30 navios que passaram pela costa brasileira no período em que as primeiras manchas surgiram. 

Últimas notícias