Pessoas ligadas a diversas centrais sindicais e movimentos sociais realizaram, nesta sexta-feira (28) uma passeata pelo Centro do Recife. A caminhada é parte integrante das ações da Greve Geral, contra as reformas propostas pelo presidente Michel Temer, em diversas cidades do Brasil hoje. Os manifestantes saíram da Praça do Derby, por volta das 16h, em direção à Praça da Independência, no bairro de São José, área Central do Recife, de onde dispersaram por volta das 18h45.
O trânsito ficou extremamente crítico nos arredores destes locais, especialmente na Avenida Agamenon Magalhães, onde ficaram um bom tempo interditando a via, bem como a Avenida Conde da Boa Vista e a Ponte Duarte Coelho. Durante a caminhada, um grupo de mascarados depredou a fachada de onde ficava uma lanchonete.
Em virtude da Greve Geral, os ônibus da Região Metropolitana do Recife estão sem circular. Mesmo com a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), de que mantivessem, ao menos, 50% da frota nas ruas em horários de pico e 30% no resto do dia, os rodoviários cruzaram os braços.
Apesar do pedido de volta ao trabalho feito pela presidência do sindicato que representa a classe (STTREPE), os funcionários continuaram paralisados. A expectativa é que voltem às atividades regulares neste sábado (29).