Assim como o governador Paulo Câmara garantiu que toda a frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife estará circulando nesta segunda-feira (28), o Grande Recife reiterou a afirmação, por meio de nota, para tranquilizar a população. A ação é reflexo da liberação das rodovias e do abastecimento dos postos. Há sete dias seguidos, as BRs foram bloqueadas por caminhoneiros em forma de protesto contra o aumento do preço do combustível.
Com o manifesto, a frota dos ônibus vinha sendo reduzida. Nos dois primeiros dias, a quantidade do transporte coletivo nas ruas caiu em 30%. Posteriormente, apenas 50% da frota estava em circulação. Essa diminuição alterou diretamente a rotina de instituições como universidades, escolas e repartições públicas.
Desde a terça-feira (23), as aulas foram suspensas na maioria das faculdades do Grande Recife. A medida foi adotada para que profissionais e alunos não fosse prejudicados, uma vez que poderiam ter dificuldades na mobilidade de ida e volta a esses locais. Como, neste domingo (27) a situação do combustível nos postos ainda não está regularizada, a suspensão continua para escolas municipais de Jaboatão e Olinda, algumas universidades e escolas particulares.
"Mesmo com a continuidade da paralisação dos caminhoneiros, amanhã (28), toda a frota do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife operará normalmente. Isso se deve aos esforços do Governo de Pernambuco em garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais no Estado, viabilizando no caso do transporte público o abastecimento da frota de ônibus."