O complexo viário da Estrada da Batalha, incluindo o túnel da Avenida Maria Irene, que passa sob a Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, fica pronto em abril. O afundamento de um trecho do asfalto da via, na última quinta-feira (27), não afetou a estrutura da passagem subterrânea de 300 metros que vai ligar o bairro do Jordão à Rua 20 de Janeiro, em Boa Viagem, na mesma região. Nesta segunda-feira (31), quando a faixa da Mascarenhas de Morais, no sentido Jaboatão-Recife, foi liberada e transformada em mão dupla para diminuir os congestionamentos na área, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, afirmou que a equipe de operários será reforçada para não haver atrasos na obra.
Com a abertura do túnel, a Secretaria de Transportes vai eliminar o semáforo do cruzamento entre as Avenidas Mascarenhas de Morais e Centenário Alberto Santos Dumont (prolongamento da Maria Irene), dando mais fluidez ao tráfego da Estrada da Batalha. "Pedimos que a Camargo Corrêa (empresa responsável pela obra) faça turnos extras de funcionários para cumprir o calendário de construção do túnel, que também vai ligar o Jordão à Via Mangue", garantiu Isaltino Nascimento.
Além do túnel, que custa R$ 50 milhões, o projeto de requa-lificação da Estrada da Batalha (PE-08) inclui a construção da terceira faixa das duas pistas da via, dois viadutos (já inaugurados), uma Academia das Cidades e um centro cultural, a serem erguidos embaixo de um dos elevados. O orçamento geral das obras ultrapassa os R$ 200 milhões. De acordo com o secretário, para fazer as intervenções urbanas, iniciadas em 2009, foram necessárias 800 desapropriações de imóveis. O governo ainda negocia 25 delas. "Fizemos o possível para executar a obra rapidamente."
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