Dossiê mostra situação precária das escolas municipais de Jaboatão

Degradação generalizada, vazamentos, paredes rachadas, falta de capinação foram alguns dos problemas apontados pelo Sinproja, após visita a 24 escolas do município
Da editoria de Cidades
Publicado em 22/05/2017 às 14:20
Degradação generalizada, vazamentos, paredes rachadas, falta de capinação foram alguns dos problemas apontados pelo Sinproja, após visita a 24 escolas do município Foto: Divulgação/Sinproja


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja) divulgou, na manhã desta segunda-feira (22), um vídeo-dossiê, mostrando a situação precária de escolas da rede pública municipal. Entre 26 de abril e 11 de maio, o Sinproja fez uma série de visitas de fiscalização em 24 escolas e constatou uma série de problemas estruturais, como degradação generalizada, vazamentos, paredes rachadas, falta de capinação, presença de animais peçonhentos, fios soltos e gambiarras elétricas, ausência de ventilação e banheiros sem condição de uso.

Além das unidades estarem funcionando em condições precárias, o relatório do sindicato também reúne relatos de violência no ambiente escolar.

Foram listados casos de assaltos, invasões, vandalismo (incluindo pichações, quebra de material e pessoas de fora entrando para defecar dentro das salas), bem como furto de equipamentos essenciais ao funcionamento das escolas (entre eles, os computadores da secretaria, contendo o histórico das crianças).

ALÉM DA QUESTÃO SALARIAL

Para o presidente do Sinproja, Ronildo Oliveira, "o vídeo-denúncia é um documento que possui uma enorme função pedagógica". "Quando assumimos nossa gestão, entendemos que nossa luta não poderia dizer respeito apenas à questão salarial, financeira. Nossa campanha é por melhorias reais nas condições de ensino", destacou o dirigente sindical.

A RESPOSTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Veja parte da resposta enviada pela Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes

A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Juventude do Jaboatão dos Guararapes informa que, em menos de cinco meses da atual gestão municipal, a prefeitura, como forma de melhorar a qualidade do ensino, das condições de aprendizado e da segurança de alunos e servidores, tem realizado importantes investimentos no setor, e que seria impossível, em tão pouco tempo, recuperar o descaso de oito anos deixado pelo governo anterior. Entretanto, avanços significativos podem ser observados, como prova do compromisso da atual administração com o setor, como a ampliação do número de docentes da rede municipal, por meio da convocação de 685 professores concursados, e a valorização desses importantes profissionais, que, no Jaboatão dos Guararapes, recebem salários acima do estabelecido pelo piso nacional.

Outras medidas adotadas em apenas quatro meses de governo e que deixam claro o compromisso da gestão com a mudança foram a recuperação de mais de 30 escolas; a duplicação do número de creches municipais; implantação do Sistema de Gestão Escolar, com registro de presença facial; melhorias significativas na qualidade da merenda escolar e a distribuição de fardamento e kits escolares para os estudantes.


Quanto à segurança, medidas foram e continuam sendo tomadas para dar mais tranquilidade a alunos, pais, professores e servidores, tais como a criação da Ronda Escolar, uma parceria da Guarda Municipal e da Polícia Militar que vai reforçar a presença das forças públicas de segurança nas proximidades das escolas, e a nomeação (em curso) de 130 guardas e agentes de trânsito.

TAGS
escola rede pública de ensino Jaboatão dos Guararapes dossiê Sinproja
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory