Com redução dos casos arboviroses, Recife diz estar livre da epidemia

Secretaria de Saúde do Recife destaca que a cidade passou a apresentar um cenário de controle das infecções pelos três vírus na população
Cinthya Leite
Publicado em 03/09/2016 às 10:22
Secretaria de Saúde do Recife destaca que a cidade passou a apresentar um cenário de controle das infecções pelos três vírus na população Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem


Depois de passar por um aumento inesperado no número de pessoas que adoeceram com sintomas de dengue, chicungunha e zika no primeiro semestre do ano, o Recife anuncia o fim da epidemia das arboviroses. O boletim divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde destaca que a cidade passou a apresentar um cenário de controle das infecções pelos três vírus na população, segundo a secretária-executiva de Vigilância à Saúde do Recife, Cristiane Penaforte. Em alguns bairros, a redução de casos das arboviroses chega a 60%.

O número de casos notificados das três doenças foi considerado sob controle a partir do dia 12 de junho – ou da semana epidemiológica 24, período em que foram registrados 133 casos prováveis. “Esse número representa o que é esperado. Está dentro da normalidade”, diz Cristiane. Nos meses em que foi percebido pico do adoecimento da população, houve semanas em que foram notificados mais de 2,5 mil casos prováveis das três doenças. “A sociedade precisa continuar contribuindo com o trabalho e evitar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Se não mantivermos a intensificação das ações e o controle vetorial, os casos podem novamente aumentar”, reforça Cristiane.

Outro detalhe do novo boletim é que o 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, realizado em julho, apresentou uma taxa de 1,3%, que representa um risco médio de infestação pelo mosquito que transmite dengue, chicungunha e zika. “É o melhor resultado alcançado nos últimos 10 anos para o 4º LIRAa”, garante Cristiane. No mesmo período do ano passado, o levantamento teve um índice de 2,7% (risco alto de infestação pelo Aedes). O balanço ainda destaca que 36 bairros da cidade se encontram sob controle para o mosquito, com resultado abaixo de 1%. “Esses resultados vêm da parceria com o Exército, do trabalho feito durante os mutirões de fins de semana e feriados em parceria da Emlurb, como também das ações nos imóveis fechados com o chaveiro”, diz.

CUIDADOS 

Mesmo com o controle da tríplice epidemia, a Secretaria de Saúde do Recife reforça que o trabalho dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias continua com as visitas rotineiras em todos os oito distritos sanitários da cidade e com os mutirões de fim de semana, inclusive com o monitoramento dos pontos considerados estratégicos. Este ano, 1.244.260 imóveis foram vistoriados na capital.

Até o dia 6 de agosto, foram confirmados no Recife 11.458 casos de arboviroses, sendo 8.445 de dengue, 2.973 de chicungunha e 40 de zika.

TAGS
Recife Aedes aegypti chicungunha zika dengue
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory