SARAMPO

SES investiga mais uma suspeita de sarampo em Pernambuco

Bebê de oito meses, atendido em hospital de Nazaré da Mata, apresentou quadro suspeito para a doença

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 21/08/2019 às 16:19
Foto: Ricardo B. Labastier/ Arquivo JC Imagem
Bebê de oito meses, atendido em hospital de Nazaré da Mata, apresentou quadro suspeito para a doença - FOTO: Foto: Ricardo B. Labastier/ Arquivo JC Imagem
Leitura:

Pernambuco registrou mais uma suspeita de sarampo. A Secretaria Estadual de Saúde informou que o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata, atendeu, no último dia 14 de agosto, um bebê de oito meses com um quadro suspeito para sarampo. Amostras laboratoriais da criança estão em análise, para confirmar ou descartar a hipótese. Até o momento, o Estado registra cinco casos da doença.  

O menino reside em São Bernardo do Campo, em São Paulo, mas estava no município de Carpina, na Zona da Mata, desde o dia 8 de agosto. Ele foi atendido na unidade de saúde e recebeu alta no mesmo dia. O caso foi notificado ao Estado ao município para que fossem realizadas as ações necessárias de bloqueio vacinal. 

Vacinação 

O Ministério da Saúde passou a recomendar a vacinação contra o sarampo em crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias para combater a disseminação do vírus no país. Nessa faixa etária, segundo a pasta, será ofertada uma dose complementar, chamada de dose zero, como já acontece em campanhas como a de combate à poliomielite.

Entre 19 de maio e 10 de agosto deste ano, foram confirmados 1.680 casos de sarampo no Brasil, além de 7,5 mil casos em investigação. No período, de acordo com o ministério, não houve mortes confirmadas decorrentes da enfermidade.

Sarampo

Você sabe o que é o sarampo e como ele é transmitido? A TV JC conversou com o infectologista Paulo Sérgio Ramos para falar sobre o tema. Confira:

Últimas notícias