Novo Jogos vorazes gera mais um ano de expectativa

Filme está em cartaz em quase metade dos cinemas brasileiros
Ernesto Barros
Publicado em 20/11/2014 às 6:00
Filme está em cartaz em quase metade dos cinemas brasileiros Foto: Paris Filmes/Divulgação


Maior evento cinematográfico do ano, o novo longa-metragem da franquia Jogos vorazes abusa de seu poder de fogo ao ocupar quase metade do parque exibidor brasileiro – algo em torno de 1.400 salas espalhadas por todo o País. Só na Região Metropolitana do Recife são 31 salas exibindo o mesmo filme.

Sem as sequências de ação proporcionadas pelas competições mortais dos dois primeiros filmes, Jogos vorazes: a esperança - parte 1, em cartaz desde a madrugada de quarta-feira (19/11), ficou reduzido a um amontoado de conversas enfadonhas e uma ou outra escaramuça entre os revoltosos do 13º Distrito, simbolizado pela jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), e o exército de Panem, comandado com mão de ferro pelo presidente Snow (Donald Sutherland).

Como estratégia de marketing, é quase certo que o resultado seja uma nova quebra de recorde. Mas, como toda ação tem sua reação, não causará estranheza se muitos fãs da franquia ficarem desapontados com o que assistiram. Com certeza eles não estavam esperando um filme tão para baixo e pouco envolvente como a primeira parte da adaptação de Mockingjay (Tordo, como é conhecida Katniss), o capítulo final da trilogia escrita por Suzanne Collins.

Apesar disso, não deixa de ser uma aposta corajosa do diretor Francis Lawrence, que assumiu a franquia a partir de Jogos vorazes: em chamas, lançado no ano passado. Pode-se dizer que o primeiro terço de Jogos vorazes: a esperança - parte 1 não é ruim. Jennifer Lawrence tem ótimos momentos ao acordar num hospital do 13º Distrito, uma cidade subterrânea com governo próprio e chefiado pela presidente Alma Coin (Julianne Moore).

Deprimida após a difícil final dos segundos jogos, em que o namorado Peeta (Josh Hutcherson) foi deixado para trás, a jovem se anima um pouco quando reencontra a mãe e a irmã. A felicidade dura pouco quando vê, com os próprios olhos, que o lugar onde vivia e quase todos seus moradores viraram cinzas pela ação do exército de Panem. Por causa de sua liderança, Katniss é convocada para operações de propaganda, mas não consegue gravar as frases de ordem.

A descoberta de que Peeta mudou de opinião e está do lado de Snow, quando ele aparece em entrevistas direcionadas justamente para ela, talvez seja a única virada de roteiro de Jogos vorazes: a esperança - parte 1. Nem mesmo a presença de Gale (Liam Hemsworth), que ainda é apaixonado por ela, faz com que a história ganhe um desvio romântico.

Só na parte final, numa sequência muito rápida, é que o filme parece um pouco mais vivo. Por sorte, a ponta solta justifica a espera pela parte 2, que só deve estrear exatamente daqui a um ano. Como não se trata de um episódio de TV, que se sucede semanalmente, a espera dos fãs vai aumentar na proporção exata do sucesso dessa primeira parte. O maior medo é o mesmo de sempre: reservar metade dos cinemas do País para um único filme numa prática que está sendo chamada de predatória.

TAGS
Jogos vorazes jennifer lawrence Distopia Cinema Americano
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory