CINEMA

Aquarius ganha o mundo depois do Festival de Cannes

Filme pernambucano já tem exibição garantida em mais de 80 países

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 31/05/2016 às 11:31
Victor Jucá/Cinemascópio
Filme pernambucano já tem exibição garantida em mais de 80 países - FOTO: Victor Jucá/Cinemascópio
Leitura:

O longa-metragem Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, não levou a Palma de Ouro, mas ganhou o mundo. Uma semana depois do término da 69ª edição do Festival de Cannes, a produtora e distribuidora francesa SBS Productions, parceira da Cineascopio, de propriedade do cineasta, faz a conta das vendas internacionais do badalado filme pernambucano. De acordo com o levantamento do produtor Saïd Ben Saïd, Aquarius já tem lançamento garantido em mais de 50 territórios da Europa e da Ásia, além de outros 30 confirmados em SVod (Subscription Video on Demand).

"Até o final de junho, deveremos ter vendas confirmadas em todos os territórios para Aquarius", afirmou nesta segunda-feira (30/5), em Paris, Saïd Ben Saïd. Até agora, estão fechadas aquisições para a Suíça, Noruega, República Tcheca, Grécia, Turquia, Dinamarca, Espanha, Polônia, Eslováquia, Portugal, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Espanha, Itália, Bélgica, Sérvia e China. Aquarius será lançado também nos cinemas franceses pela própria SBS em 28 de Setembro. A data da estréia brasileira deverá ser anunciada nos próximos dias pela Vitrine Filmes. 

Um acordo especial já foi finalizado com a Netflix (SVoD) para a América do Norte (incluindo o Canadá), América Latina (exceto o Brasil), Austrália e Nova Zelândia, a Grâ Bretanha e a Ásia (exceto a China). Em cada território, os lançamentos via Netflix serão válidos três meses após os lançamentos em salas de cinema (theatrical) em cada território. O lançamento nos cinemas dos EUA ainda está sendo fechado e deverá ser anunciado nas próximas semanas. 

Paralelamente, Aquarius segue carreira extensa já agendada em 25 festivais internacionais de cinema ao redor do mundo, começando no mês de Junho por Sydney, Austrália, na competição oficial, seguindo para Munique, Alemanha, e Nantes, França.  

"Estamos muito felizes com o alcance internacional que Aquarius tem mostrado a partir da excelente plataforma de lançamento que é o Festival de Cannes. A reação em Cannes da imprensa internacional, francesa e brasileira foi fora do comum. Agora, precisamos trabalhar para trazer o filme da melhor maneira possível para o seu lançamento brasileiro, pois é um filme que precisa ser descoberto em grande estilo no seu país, na sua própria língua, e a antecipação é bem grande", diz Emilie Lesclaux, produtora de Aquarius

Aquarius é uma produção da CinemaScópio, em coprodução com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes, a partir de investimento do BNDeS e incentivo do Funcultura Pernambuco. O filme tem distribuição no mercado brasileiro da Vitrine Filmes, via Silvia Cruz, que também cuidou do primeiro longa metragem de ficção de Kleber Mendonça Filho, O Som ao Redor, filme que atraiu 100 mil espectadores com 12 cópias em 2013.

 

 

 

Últimas notícias