CINEMA

Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, estreia no Festival de Cannes

Filme pernambucano representa o Brasil na luta pela Palma de Ouro

Ernesto Barros
Cadastrado por
Ernesto Barros
Publicado em 17/05/2016 às 4:17
Divulgação
Filme pernambucano representa o Brasil na luta pela Palma de Ouro - FOTO: Divulgação
Leitura:

É nesta terça-feira (17-5) o grande dia do cinema brasileiro no 69º Festival de Cannes, com as esperadíssimas sessões do longa-metragem Aquarius, do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, que representa o País na disputa da Palma de Ouro. Desde 2008 que nenhum filme brasileiro chegava à Seleção Oficial. O último foi Linha de Passe, de Walter Salles, que saiu premiado com o prêmio de Melhor Atriz para a paulista Sandra Corveloni.

Aquarius terá três sessões ao longo do dia – duas para a imprensa e profissionais do mercado cinematográfico e a sessão de gala, que conta com a presença da equipe e convidados especiais e forte presença do público, no Grand Téâtre Lumière, no Palais des Festivals. É lá que Kleber Mendonça Filho, a produtora Emilie Lesclaux, o produtor francês Saïd Ben Saïd e a atriz Sônia Braga vão participar da “monter des marches”, o passeio pelo tapete vermelho e a subida das escadas do palácio até a entrada no cinema, quando os membros da equipe são anunciados aos espectadores.

As exibições de Aquarius acontecem paralelamente as sessões de Julieta, o novo filme do espanhol Pedro Almodóvar. Os jornalistas brasileiros, mais de 60 profissionais da imprensa escrita e da TV, estão com a agenda apertada para atender as estreias dos dois filmes. Por sorte, a coletiva de imprensa de Aquarius só vai acontecer ao meio de amanhã, o que diminui a pressão do trabalho deles.

Nessa segunda-feira (16-5), vários membros da equipe de Aquarius prestigiaram a apresentação do documentário Cinema Novo, de Eryk Rocha, na Sala Buñuel, na programação da mostra Cannes Classics. Kleber estava lá e foi assediado pelos amigos jornalistas, que acompanharam o trabalho dele como crítico do Jornal do Commercio e hoje admiram os seus filmes. Antes de encontrar um lugar para sentar, ele parou e tirou selfies com os jornalistas. Além de Kleber, também estavam na sessão a atriz Maeve Jinkings e o ator Humberto Carrão, que estão no elenco de Aquarius. “Além de ver os filmes, também cumpri uma agenda de entrevistas para um jornal e um portal de cinema do Brasil”, disse a atriz.

Leia mais sobre o Festival de Cannes na edição desta terça-feira (17-5) no JC+, do Jornal do Commercio.

O repórter viajou numa parceria entre o JC, o Institut Français e a AESO-Barros.

Últimas notícias