Naná Vasconcelos ganha boneco gigante que será revelado na UFRPE

Universidade foi escolhida para a primeira aparição do boneco pois ele recebeu na Rural o título de Doutor Honoris causa em 2015

JC Imagem
Universidade foi escolhida para a primeira aparição do boneco pois ele recebeu na Rural o título de Doutor Honoris causa em 2015 - FOTO: JC Imagem

O percussionista Naná Vasconcelos é homenageado com a criação de um boneco gigante que será mostrado pela primeira vez nesta quinta-feira (25/1), às 15h, no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O local foi escolhido para primeira aparição do boneco pois foi na Rural que, em 2015, Naná recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Familiares do artista, os maracatus Cambinda Brasileira e Estrela Brilgante, a Orquestra das Pás e passistas da Escola de Frevo Abre Alas estarão presentes na ocasião.

"Estamos todos muito emocionados com essa homenagem. Num momento em que sentimos um processo de desconstrução do trabalho deixado por Naná, um momento como esse nos sensibiliza e fortalece", afirma Cenilda de Holanda Vasconcelos, irmã de Naná. "Patrícia está vibrando com essa homenagem", completou ela, referindo-se à Patrícia Vasconcelos, esposa de Naná, que vive nos Estados Unidos.

"É sempre uma grande alegria fazer um boneco de um grande artista da cultura pernambucana. Sempre quis fazer um boneco pro Naná. Ele é uma referência e deixou um trabalho muito importante pra nossa cultura", enfatizou o Mestre Camarão, artesão da Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda.  

"A UFRPE teve a oportunidade de conceder em vida a sua maior honraria a Naná Vasconcelos. Essa é mais uma oportunidade de reafirmarmos a importância de seu nome e de sua obra. Ficamos muito felizes em prestar mais uma homenagem ao mestre", comenta a reitora Maria José de Sena.

Após a celebração na UFRPE, o boneco gigante de Naná Vasconcelos já participa de outro evento. No Rio de Janeiro, ele integra o Casa Bloco, um encontro de carnavais de rua do Brasil, com representantes de Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

Título

Naná Vasconcelos recebeu o título Doutor Honoris Causa em novembro de 2015, a partir de iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFRPE. A Instituição reconheceu com a mesma comenda pessoas como Luiz Gonzaga (2012), Ariano Suassuna (2005) e Dom Helder Câmara (1984). 

Naná Vasconcelos também dá nome à Escola de Música da UFRPE, criada com o intuito de promover a integração de crianças e adolescentes das comunidades do entorno da Universidade.

Últimas notícias