HBO lança quatro séries brasileiras, incluindo uma sobre Santos Dumont

Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar, O Hóspede Americano, Hard e Pico da Neblina ainda terão suas datas de estreia divulgadas
JC Online
Publicado em 05/04/2018 às 23:38


RIO DE JANEIRO – As séries brasileiras Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar, O Hóspede Americano, Hard e Pico da Neblina estão entre os próximos lançamentos da HBO. As três primeiras são coproduções com a Pindorama, Cygnus Media e Gullane Filme, respectivamente. A última é uma produção original. Elas foram apresentadas nesta quinta-feira (5/4) durante o Rio2C, evento sobre audiovisual, inovação e música que termina domingo (8/4), na Cidade das Artes.

"Esse anúncio é um marco para a HBO em seus 15 anos de produções da América Latina. São superproduções que reforçam o nosso contínuo compromisso com a mais alta qualidade", afirmou o vice-presidente corporativo de Produções Originais da HBO Latin America, Roberto Rios.

Dirigida por Bruno Barreto, O Hóspede Americano é uma minissérie de quatro episódios, baseada em fatos reais. A história é inspirada na viagem do presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt à Rondônia, mais especificamente ao Rio da Dúvida, em 1913. Roosevelt tinha perdido as eleições para Woodrow Wilson e seu guia no Brasil era o Coronel Cândido Rondon.

Já a série Hard é resultado da adaptação de um sucesso francês. Com seis episódios, ela tem supervisão artística de Daniel Rezende. A protagonista é uma advogada aposentada. Após ficar viúva, ela descobre que o marido mentiu a vida toda sobre sua profissão e recebe como herança uma produtora de filmes pornográficos à beira da falência.

Pico da Neblina tem direção geral de Fernando Meirelles e Quico Meirelles. A história se passa em uma São Paulo imaginada, onde a maconha foi legalizada recentemente. O jovem Biriba decide usar sua experiência como traficante para vender o produto da nova maneira – "Para isso, ele terá que lidar com o peso e as pressões do seu passado, as armadilhas do mundo dos negócios e com seus sócios pouco experientes".

Para a realização da temporada de dez episódios, foi aberta uma seleção de elenco pela internet. Atores ou não poderiam enviar seus vídeos de acordo com instruções do site. "Foi uma surpresa, o post na página da produtora teve 500 mil visualizações. Recebemos quase 1,1 mil vídeos de candidatos, muita coisa para assistir. Estamos chegando a uma lista menor para fazer uma oficina", comentou Quico Meirelles.

Santos Dumont

Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar é a primeira minissérie histórica feita em coprodução pela HBO Brasil. Ela tem seis episódios e é dirigida por Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, que também desempenhou essa função em outra série da HBO, Preamar.

João Pedro Zappa, que interpreta o brasileiro pioneiro da aviação, foi vestido como o personagem para o evento e falou sobre o processo de criação. "Estou muito animado, é um presente e uma responsabilidade", celebrou o artista, que, ao ser questionado sobre um possível voo na réplica do 14-Bis respondeu: "Na verdade, eu tenho muito medo de altura! (risos)".

"A gente está na parte de investigação ainda. É um personagem bem desafiante. Uma coisa bem prática é que boa parte do texto é em francês, eu só tinha uma base, então trabalhamos muito nisso. Ele é um personagem muito rico, profundo, denso. Como todos os gênios, tinha suas perturbações internas que o levaram a criar as maravilhas que fez mas traziam problemas na vida pessoal. Estou buscando compreender cada vez mais o espírito do personagem", continuou João.

"Santos Dumont é muitas vezes representado como um louco, um tímido ou um homossexual. Focam em uma coisa ou outra. Falei que queria um Santos Dumont f****. Um cara que brigava, tinha suas posições. Ele não era da manada, era outsider. Tinha uma coisa da depressão também, pelo que a gente pesquisou", comentou Estevão Ciavatta.

João completou: "A gente vive um momento muito taxativo, mas ele não era dicotômico. Veio do interior, tinha condições, o pai era um barão do café, mas ele traz raízes bem específicas que eram diferentes das pessoas com quem ele convivia. Embora soubesse lidar socialmente com isso".

TAGS
HBO Santos Dumont: Mais Leve Que o Ar O Hóspede Americano Hard Pico da Neblina
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory