Poesia

Maria Bethânia lança livro e DVD com suas leituras poéticas

'Caderno de Poesia' é fruto do espetáculo 'Bethânia e As Palavras', em que a baiana declama versos de escritores de língua portuguesa

Mateus Araújo
Cadastrado por
Mateus Araújo
Publicado em 20/12/2015 às 11:23
Divulgação
'Caderno de Poesia' é fruto do espetáculo 'Bethânia e As Palavras', em que a baiana declama versos de escritores de língua portuguesa - FOTO: Divulgação
Leitura:

Maria Bethânia é conhecidamente uma artista apaixonada por literatura, com seu canto associado à poesia de língua portuguesa. Sempre amou a leitura, mas trouxe de fato os versos para seu palco na década de 1970, ao conhecer o diretor Fauzi Arap, a quem ela chama de mestre e que a colocou em espetáculos que primavam pela dramaturgia, repletos de versos e belas palavras de escritores brasileiros e portugueses.

Brejeira ou romântica, sincrética ou festiva, as tantas facetas da intérprete que neste ano completa cinco décadas de carreira achou nas obras de nomes como Fernando Pessoa, Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira, Clarice Lispector e João Guimarães Rosa as palavras que lhe completam a cada espetáculo. As palavras que lhe resumem, que lhe encantam e lhe tomam de arremate. Bethânia e As Palavras, leitura poética que a baiana faz desde 2009, é o melhor exemplo dessa relação dela com os livros. Espetáculo transformado agora no livro e DVD Caderno de Poesia, lançados na última quarta-feira no Rio de Janeiro. 

Bethânia e As Palavras é fruto de um convite da Universidade Federal de Minas Gerais à Maricotinha, há seis anos, para participar do projeto Sentimentos do Mundo, idealizado pelo professora Heloisa Maria Murgel Starling. À época, a artista baiana criou o espetáculo Leituras de Textos, com o qual se apresentou resgatando a arte de declamar poemas. De lá em diante passou a reapresentar uma leitura pelo Brasil. Em Olinda, ela fez apresentação na abertura da Fliporto, em 2012.

Através da leitura, Bethânia revela não só seu amor pelos versos como faz do seu trabalho uma forma de aproximar as pessoas, sobretudo os mais jovens, da literatura. "Sei que ler, ouvir, dizer poesia hoje, nesse tempo de tanto desapego, tanta correria, é uma tarefa difícil. É como provocar o mundo, ofender o mundo, vivemos como se não coubesse mais o silêncio, as delicadezas. Mas ainda cabem e isso me comove e me trai", acrescenta Maria Bethânia no texto.

O DVD traz a interpretação dos textos do livro por Maria Bethânia, ilustrados com recursos de animação gráfica. O designer e cenográfico gaúcho Gringo Cardia assina a direção do vídeo e o projeto gráfico do livro.

"O livro e o DVD são instrumentos de educação na sala de aula. Um projeto que serve para seduzir os jovens a entrarem em contanto com a leitura e a poesia", explica Cardia. "Criamos o vídeo remixando algumas coisas, como poesia e literatura, a música e a imagem. Ao meu ver, a juventude do século 21 só consegue entender se houver imagem junto. Precisamos retomar o interesse pela leitura, muita gente perdeu a relação que as pessoas tinham com as palavras nos últimos 20 e 30 anos", afirma.

O vídeo, como resume Gringo Cardia, é "o livro animado". Além de todos os poemas recitados por Bethânia no seu espetáculo, a obra conta com ilustrações e gravuras de artistas nacionais. A ideia, segundo o designer, era usar trabalhos de que trouxessem marcas de todas as regiões do Brasil. Há desenhos de nomes como J. Borges, Samico, Tarsila do Amaral, Renina Katz, Carybé e Cândido Portinari.

"Foi um projeto feito cuidadosamente. Demorou quase dois anos e meio. Desde o momento que gravou até editado e pronto. Fomos com o maior cuidado. Separei os desenhos, escolhemos juntos, eu e Bethânia, a imagem com cada poesia", lembra Cardia. Segundo ele, a proposta é que o Caderno de Poesia seja lançado em outros eventos pelo Brasil, com professores, para estimulá-los no uso na sala de aula. Gravado em Diamantina, Minas Gerais, o DVD contém também um material extra. Em curtos depoimentos, a baiana conta a história de sete poetas da liberdade, desde padre Antonio Vieira até Graciliano Ramos.

Essa não é a primeira vez que Maria Bethânia grava uma obra voltada à leitura. Há um ano, a cantora lançava o documentário O Vento Lá Fora, em que declama os textos de Fernando Pessoa, na companhia da pesquisadora Cleonice Berardinelli. E não para por aqui. No próximo ano, o canal Arte 1 vai levar ao ar o programa Poesia com Maria Bethânia. A intérprete receberá músicos, historiadores e especialistas em cultura brasileira. A atração fará parte desse resgate da poesia e da arte de declamar, abordando o trabalho de poetas que retratam a história do Brasil.

Últimas notícias