CELEBRAÇÃO

Orquestra Criança Cidadã comemora dez anos durante concerto no Recife

Na ocasião também será feito o lançamento oficial do álbum gravado em Roma

NATHÁLIA PEREIRA
Cadastrado por
NATHÁLIA PEREIRA
Publicado em 31/08/2016 às 8:59
Leandro Lima/Divulgação
Na ocasião também será feito o lançamento oficial do álbum gravado em Roma - FOTO: Leandro Lima/Divulgação
Leitura:

A primeira década de história da Orquestra Criança Cidadã será comemorada em concerto oficial, marcado para a sexta-feira (2), às 19h30, no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu. Com ingresso gratuito, a ocasião também marcará o lançamento oficial do álbum Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo, gravado em novembro de 2015, na Basilica dei Santi Silvestro e Martino ai Monti, em Roma

A apresentação contará com a presença especial da solista Yoko Kubo, parceira e violinista na gravação do álbum, num repertório composto por obras como Sinfonia n° 9 “Do Novo Mundo”, do compositor tcheco Antonin Dvorák, e Introdução e Rondó Caprichoso, do francês Camille Saint-Saëns, além de peças populares. Regente da Orquestra, o maestro Nilson Galvão Júnior conta que a expectativa é grande. “Estamos ansiosos e ensaiando bastante para o grande dia, que será a culminância do que fizemos até agora”, contou.

Idealizada pelo Maestro Cussy de Almeida e gerida pela Associação Beneficente Criança Cidadã, a OCC vem se consolidando em Pernambuco como importante instrumento de inclusão social e cultural, atendendo, atualmente, 330 jovens, entre 4 e 21 anos, moradores da comunidade do Coque, no Recife, e do distrito de Camela, no município de Ipojuca. Como reconhecimento, recebeu mais de 20 prêmios, como o Caixa Melhores Práticas em Gestão Local.

Recentemente, um triste espisódio surpreendeu a todos: o ex-integrante Moysés Gonçalves foi morto, aos 21 anos, por um amigo de infância. Afastado da Orquestra desde o fim de 2015 por decisão própria, o jovem participou do concerto realizado para o Papa Francisco, em 2015, e da gravação do álbum com Yoko. “Vamos relembrar o Moysés numa homenagem interna, ele faz parte disso tudo”, contou o maestro Nilson, para quem a missão não pode parar.

PLANOS

A agenda da Orquestra Criança Cidadã permanece cheia até o fim deste ano. Integrando o Programa de Escolas Associadas da Unesco desde 2015, os músicos foram convidados para se apresentar no plenário da ONU, dentro da programação oficial em comemoração pelos 70 anos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

“Somos a única escola musical da América Latina a ser associada à Unesco e partipar desse evento, com a presença de autoridades de todo o mundo, nos dará uma visibilidade maravilhosa. Será um divisor de águas em nossa história”,a valia Nilson Galvão Júnior.

Antes, se preparam para concertos especiais de Halloween, em outubro, além dos já tradicionais concertos natalinos. Há, ainda, a expectativa para que o DVD Bach por Orquestra Criança Cidadã e Yoko Kubo seja adaptado em formato de programa especial para a televisão. Com tiragem inicial de dez mil cópias - tendo cinco mil delas sido destinadas às obras sociais do Vaticano - o trabalho estará à venda, junto ao CD, em breve.

Empolgado com tantas atividades, o maestro Nilson também tem se dedicado a amplificar os trabalhos. “Já enviamos um pedido à diretoria para contrarar professores de trompete e trombone, com aulas previstas já para 2017”, disse. A ideia, como adiantado por ele em entrevista ao JC, em maio, é que até 2020 a OCC se torne uma orquestra Sinfônica.

“No dia 5/9 abriremos um financiamento coletivo para quem puder colaborar com os recursos necessários para a compra dos novos instrumentos e demais despesas. Para participar, basta acompanhar nosso site orquestracriancacidada.org.br, onde será disponibilizado o link”, finalizou.

Últimas notícias