Roger Waters se une a banda palestina para protestar contra Trump

O ex-Pink Floyd se uniu a artistas palestinos em uma nova canção em resposta à decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel
AFP
Publicado em 15/03/2018 às 10:32
O ex-Pink Floyd se uniu a artistas palestinos em uma nova canção em resposta à decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Foto: Foto: Reprodução


A lenda do rock Roger Waters se uniu a artistas palestinos em uma nova canção em resposta à decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Sobre a música dos alaúdes árabes do Le Trio Joubran, uma das bandas mais conhecidas de música palestina tradicional, Waters recita versos de Mahmud Darwish, considerado o poeta nacional palestino, falecido no Texas em 2008.

O poema de Darwish, The Red Indian's Penultimate Speech to the White Man (O penúltimo discurso do pele vermelha ao homem branco) é o relato de um indígena americano que lamenta os assentamentos que alterarão sua terra para sempre, com claros paralelos aos palestinos e Israel.

"Para onde, oh amo branco, estás levando a minha gente... e aos teus?", recita o roqueiro britânico na tradução em inglês dos versos.

Waters, ex-membro da banda Pink Floyd que concebeu a ópera rock The Wall, é há bastante tempo um grande defensor da causa palestina, e liderou chamados a um boicote cultural a Israel.

Resposta a Trump

Le Trio Joubran, integrado pelos irmãos Joubran, escreveu no Facebook que a canção, chamada Supremacy (Supremacia), foi criada como uma resposta a Trump, e usaram as hashds_matia_palvr #Jerusalém e #CapitaldaPalestina.

Em uma decisão inédita no âmbito internacional, Trump decidiu reconhecer Jerusalém como capital de Israel e ordenou a transferência da embaixada americana, em Tel Aviv, à cidade sagrada capturada totalmente pelos israelenses na Guerra dos Seis Dias de 1967. Sua decisão foi seguida por Guatemala e Honduras, os únicos na América Latina que a apoiaram.

Os Estados Unidos planejam abrir sua embaixada em Jerusalém em maio com motivo do 70º aniversário de Israel.

TAGS
protesto Música Donald Trump Roger Waters Pink Floyd
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory