Movimento de consumidores nas lojas cai 1% em fevereiro

Aividade varejista foi afetada pela série de aumentos em itens importantes da cesta de consumo, como o combustível, o transporte urbano e as mensalidades escolares
Da ABr
Publicado em 05/03/2015 às 17:05
Aividade varejista foi afetada pela série de aumentos em itens importantes da cesta de consumo, como o combustível, o transporte urbano e as mensalidades escolares Foto: Foto: Marcelo Camargo / ABr


O movimento de consumidores nas lojas caiu 1% em fevereiro, em relação a janeiro, informou hoje (5) a Serasa Experian. Na comparação com fevereiro do ano passado, houve queda de 2,8%. No primeiro bimestre, a atividade varejista apresentou recuo de 2,1% sobre o mesmo período do ano passado.

Para os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista foi afetada pela série de aumentos em itens importantes da cesta de consumo, como o combustível, o transporte urbano e as mensalidades escolares. Também tiveram impacto a alta das taxas de juros e do dólar e o cenário econômico, que reduziu o grau de confiança das famílias.

Os setores varejistas que mais contribuíram com a queda no mês de fevereiro foram o de combustível e lubrificantes (-4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,6%); e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,8%). Por outro lado, dois setores apresentaram crescimento no período: o de material de construção, que cresceu 4,3%, e o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 0,2%. Já o setor de veículos, motos e peças ficou estagnado.

TAGS
MOVIMENTAÇÃO estudo Serasa Experian
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory