O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,90% em dezembro, após ter registrado alta de 1,11% em novembro, divulgou nesta sexta-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o índice acumulou alta de 11,28% em 2015. O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos e chefiadas por assalariados.
IPP
O IBGE também divulgou nesta sexta-feira o Índice de Preços ao Produtor (IPP) de novembro. O índice, que inclui preços da indústria extrativa e de transformação, registrou queda de 0,28% em novembro do ano passado, após ter avançado 1,77% em outubro.
O IPP mede a evolução dos preços de produtos na "porta da fábrica", sem impostos e fretes, da indústria extrativa e de 23 setores da indústria de transformação.
Considerando apenas a indústria extrativa, houve recuo de 10,08% nos preços em novembro, após um aumento de 2,04% em outubro. Já a indústria de transformação registrou avanço de 0,05% no IPP no mês de novembro, contra uma taxa de 1,76% em outubro. Com o resultado, o IPP de indústrias de transformação e extrativa acumula alta de 9,35% no ano e de 9,55% em 12 meses.