Veja as novidades na declaração do Imposto de Renda 2017

Há mudanças no Programa Gerador de Declaração específico para o Imposto de Renda de Pessoa Física
JC Online
Publicado em 22/02/2017 às 13:01
Há mudanças no Programa Gerador de Declaração específico para o Imposto de Renda de Pessoa Física Foto: Foto: Reprodução/Internet


A Receita Federal anunciou as regras para a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017. A maior parte das novidades são referentes a inovações tecnológicas nos programas de declaração. A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a Declaração do IRPF 2017. O prazo de entrega vai de 2 de março a 28 de abril de 2017. Confira o calendário de restituição do IR 2017.

 

Este ano, o Programa Gerador de Declação de Imposto de Renda de Pessoa Física (PGD IRPF) será atualizado automaticamente e trará incorporado o ReceitaNet, programa responsável pelo envio da declaração. O PGD estará disponível nesta quinta-feira (23). 

A atualização poderá ser feita automaticamente ao abrir o PGD IRPF 2017 ou pelo declarante, por meio do menu – ferramentas – verificar atualizações. O sistema também irá recuperar os nomes ao digitar o número do CPF ou CNPJ.

Em relação à declaração, passa a ser obrigatória a inclusão obrigatória de CPF para dependentes a partir de 12 anos ou mais, completados até 31 de dezembro de 2016.

QUEM PRECISA DECLARAR?

Entre os contribuintes que estão obrigados a fazer a declaração do IR estão aqueles que, no ano de 2016, receberam rendimentos tributáveis com soma superior a R$ 28.559,70 e aqueles com rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil. Na manhã desta quarta, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, vai detalhar os procedimentos da declaração deste ano. 

TAGS
receita federal IMPOSTO DE RENDA Leão pessoa física
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory