O WhatsApp emitiu um comunicado em que pede 'desculpas pelos problemas' causados por um blackout mundial nesta quarta-feira (3). A plataforma não informou o motivo da queda e limitou-se a dizer que a instabilidade 'atingiu usuários de todas as partes do mundo por poucas horas', mas o problema já foi solucionado.
O problema afetou a versão para celulares Android, iPhone e também para computadores. Segundo o site Outage Report, especializado em monitorar serviços online, o número de queixas sobre o serviço também disparou: de uma relato por hora, para 750.
O Whatsapp é o aplicativo mais usado do Brasil com mais de 100 milhões de adeptos. Quando o Facebook comprou o aplicativo, em 2014, a plataforma contava com 35 funcionários. Atualmente, esse quadro não aumentou muito: apenas 57 profissionais trabalham na empresa.
A última grande queda em escala mundial do Whatsapp ocorreu em fevereiro de 2014, logo após o anúncio da venda do app para o Facebook, quando ele ficou fora do ar por quatro horas. Aquela instabilidade foi ocasionada por um problema nos servidores, de acordo com a empresa.
Em junho de 2014, outra instabilidade causou problemas menores também em várias partes do mundo.
Já no Brasil, o aplicativo saiu do ar por mais de uma vez por conta de decisões judiciais contra o app ou o Facebook, por eles se negarem a passar informações de conversas entre usuários.