A falta de energia alcançou pelo menos 13 estados brasileiros, situados no Norte e Nordeste, na tarde desta quarta-feira (21). Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe foram alguns deles. No Twitter e nos veículos de comunicação, a repercussão foi grande.
Em Pernambuco, o Jornal do Commercio noticiou a complicação do trânsito do Recife. Na Bahia, o jornal Correio 24 horas divulgou que o metrô de Salvador parou de funcionar às 15h54 por consequência da falta de energia elétrica. O congestionamento é alto nas ruas da cidade.
O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, fala de 167 municípios sem luz no Rio Grande do Norte. O G1 do Ceará afirma que pelo menos 20 bairros da capital registram falta de energia. Ainda no G1, foi divulgado que o apagão atingiu Teresina, municípios do Norte e do Sul do Piauí.
O jornal A Crítica, que traz as notícias da Amazônia e do Estado do Amazonas, divulgou que o apagão interrompeu o fornecimento de energia elétrica em todas as zonas de Manaus. Semáforos e serviço de telefonia móvel também foram afetados.
O Maranhão e Tocantis também ficaram sem energia. A informação do jornal O Imparcial.
"A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento verificado na tarde de hoje (21/03). A Empresa informa que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas.
A Chesf está em processo de apuração das causas junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)."