Climatização ganha destaque em feira de construção

Nordeste já compra 15% de tudo que se vende em termos de ar-condicionado e ventiladores no Brasil
Do JC Online
Publicado em 19/10/2014 às 8:25


Levantamento feito pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) mostra que o Nordeste já compra 15% de tudo que se vende em termos de ar-condicionado e ventiladores no Brasil, mostrando que cresce na região a preocupação com o conforto térmico em ambientes residenciais e comerciais.

O setor é um dos destaques da segunda edição da Feicon Batimat Nordeste, que será realizada de quarta a sábado no Centro de Convenções com expectativa de gerar negócios na ordem de R$29 milhões na região nos próximos dois anos, afirma Nelson Baptista, coordenador da Abrava.

A climatização tem sido prioridade nas construções. Estudos apontam que o controle da temperatura reduz o estresse e ajuda na produtividade do profissional. Além de equipamentos com tecnologias cada vez mais modernas, as edificações já utilizam recursos naturais com posições de janelas e entradas de ar, instalação de persianas, películas para vidros, entre muitas outras possibilidades que possam garantir o conforto térmico.

O ambiente do Nordeste também ajuda. As altas temperaturas durante todo o ano têm contribuído para a venda de equipamentos do setor com os fabricantes investindo em sistemas cada vez mais eficientes, apostando, por exemplo, na tecnologia inverter e em funções como o timer e sensores de movimento.

Outra preocupação na climatização é o isolamento térmico que passou a ser um item importante para garantir o conforto, sobretudo nas residências. O barulho produzido na rua seja do ônibus ou do carro buzinando são situações que estão fazendo o setor focar em produtos que ajudem a diminuir o barulho externo aumentou em mais de 100% em todo o país. 

Para o arquiteto Rodrigo Duarte, um dos participantes da Decor Prime Show, que acontece durante a feira, o mercado já traz inúmeras novidades. “Há vários tipos de materiais usados para melhorar a acústica dos ambientes. Mas há também algumas técnicas como o rebaixo de forro de gesso e o uso de tapetes e cortinas”.

A chamada manta de isolamento acústico, feita com polietileno, registrou um aumento de mais de 100% nas vendas, no ano passado. O motivo foi a nova legislação que prevê, entre outras determinações, a redução dos ruídos de impacto através das lajes entre os andares dos novos edifícios.

TAGS
feira construção centro de convenções
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory