Lojistas cobram mais segurança no Centro do Recife

CDL da cidade reuniu-se com a PM para apresentar queixas e solicitar atuação mais efetiva. Nesta terça (16), foi firmado o Pacto pelo Centro
Da editoria de economia
Publicado em 17/06/2015 às 12:20
CDL da cidade reuniu-se com a PM para apresentar queixas e solicitar atuação mais efetiva. Nesta terça (16), foi firmado o Pacto pelo Centro Foto: Foto: Michele Souza/Acervo JC Imagem


Os lojistas do Centro do Recife queixam-se de problemas recorrentes na área relacionados à falta de segurança na área central da cidade. Nesta terça (16), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reuniu-se com o Comando da Polícia Militar de Pernambuco para apresentar as queixas, solicitar e cobrar uma atuação mais efetiva e um policiamento mais ostensivo no local.

A Polícia Militar, em contrapartida, segundo informou a CDL Recife, já apresentou um plano de ação para reforçar a segurança na região. De imediato, irá umentar o efetivo em mais de 100 policiais, com um regime de rondas itinerantes, a pé e motorizadas. O projeto foi apelidado de “Pacto pelo Centro”. 

“O estreitamento dessa comunicação entre os lojistas e a polícia é muito importante para promovermos um trabalho de segurança eficiente, que proteja tanto os lojistas e trabalhadores do comércio, como também a população e os consumidores que circulam no Centro do Recife diariamente”, afirma o presidente da câmara, Eduardo Catão. 

Além disso, fruto da reunião desta terça (16), foi criado também um grupo no Whatsapp, para conectar lojistas a encarregados pelo 16º Batalhão da PMPE, responsável pelo policiamento nos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista.

“Foi uma iniciativa muito produtiva para que pudéssemos conhecer a problemática do local, sob o ponto de vista da população e do lojista. E, ao mesmo temp,o tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que está sendo realizado e os resultados obtidos pelo 16º Batalhão, no que diz respeito ao enfrentamento da criminalidade”, explica o Ten. Cel. Alexandre Cruz, Comandante do 16º Batalhão da PMPE, em comunicado enviado pela CDL.

O próximo passo, segundo os lojistas, é promover uma nova reunião, incluindo também, Polícia Civil, poder judiciário e Ministério Publico, para elaborar um plano integrado e efetivo de segurança pública. 

Na reunião desta terça (16), realizada na sede da CDL Recife, estavam presentes representantes das lojas C&A, Cattan, Eletroshopping, Casa Pio, Laser Eletro, Uniplásticos, Ótica Igarassu, a diretoria da CDL Recife, o Chefe do Estado Maior da PMPE, Cel. Franklin Barbosa, o comandante do 16º Batalhão da PMPE, Tem. Cel. Alexandre Cruz, entre outros representantes da Polícia Militar de Pernambuco.


TAGS
POLICIAMENTO Centro do Recife segurança lojistas comércio
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory