Shoppings de Pernambuco esperam encerrar 2015 com crescimento anual de 5% nas vendas

As promoções, quase que permanentes, ajudaram a salvar o período, sobretudo a Liquida Grande Recife e a Black Friday
Da editoria de economia
Publicado em 30/11/2015 às 19:49
As promoções, quase que permanentes, ajudaram a salvar o período, sobretudo a Liquida Grande Recife e a Black Friday Foto: Foto: Sol Pulquério


Num ano em que o comércio nacional deve amargar uma queda anual de 4% nas vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), os shoppings centers trabalham com uma expectativa bem mais confortável, apesar de inferior à dos últimos anos. Em Pernambuco, a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) trabalha com uma previsão de expansão de 5%. 

As promoções, quase que permanentes, ajudaram a salvar o período, sobretudo a Liquida Grande Recife e a Black Friday. São liquidações que devem ajudar também na performance de 2016, já que o próximo ano promete continuar sendo de desafio. Além disso, os malls já sinalizaram que levarão para 2016 a estratégia de montar eventos de entretenimento, que chamam a atenção pela experiência e atraem a família para dentro dos centros de compras.

O presidente da Apesce, Paulo Fernando Carneiro da Silva, aposta que “ainda há para o fim de ano uma demanda reprimida”. Os consumidores, na avaliação dele, irão aproveitar o 13º salário para comprar. Carneiro destaca os números de 2015: os 14 centros de compras associados inauguraram, juntos, 150 novas lojas. O Paulista North Way Shopping, aberto em outubro, ajudou a puxar o número para cima.

Nesta segunda (30), durante coletiva de imprensa, os shoppings comemoraram a movimentação da Black Friday. O RioMar Recife, por exemplo, alcançou a marca de 100 mil visitantes. É mais do que a média de 70 mil clientes recebidos nos fins de semana.

O diretor do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça Tavares de Melo, lembra o bom número de operações inauguradas em 2015, a exemplo de Camicado, Cecília Dale, Le Creuset, Michael Kors, Pandora, Rock & Ribs e Zara Home, Carmen Steffens Maison. Ainda neste ano, o RioMar Recife recebe o restaurante L’Entrecôte de Paris e uma loja da Moura Dubeux. “Em 2016, o desafio continuará sendo trazer o cliente para dentro do shopping”, reforça o diretor. 

Nesta terça (1º), o Shopping Recife comemora a reabertura da Tok Stok, no mesmo local, num formato mais compacto. No segundo semestre de 2016, o mall recebe a primeira unidade no Estado do restaurante Coco Bambu.

TAGS
Shopping Recife RioMar Apesce shoppings
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory