Receita Federal apreende mais de R$ 200 mil em produtos em Caruaru

Donos de estabelecimentos fiscalizados não conseguiram comprovar a importação regular dos bens apreendidos
Da editoria de economia
Publicado em 13/06/2016 às 15:32
Donos de estabelecimentos fiscalizados não conseguiram comprovar a importação regular dos bens apreendidos Foto: Foto: Receita Federal/Divulgação


A Receita Federal em Pernambuco apreendeu 1.325 itens, incluindo roupas e sapatos de marca, perfumes, relógios e acessórios de video-game, em duas lojas em Caruaru, no Agreste do Estado. Alguns apresentavam indícios de falsificação e outros foram importados irregularmente. Os objetos estão estimados no valor de R$ 200 mil. A ação faz parte da operação de combate ao contrabando e descaminho de mercadorias importadas irregularmente. 

Um dos objetivos da operação é combater a concorrência desleal entre os comerciantes regulares e legais, que pagam seus tributos em dia, e os vendedores de mercadorias irregulares. Os donos dos estabelecimentos fiscalizados não conseguiram comprovar, por meio de documentação, a importação regular dos bens. 

Entre os produtos apreendidos, estão 221 perfumes, 102 relógios, 327 peças de vestuário maculino e feminino das marcas Lacoste, Holister, Pólo. Tommy Hilfiger, e acessórios para vídeo-game, como 80 joysticks.  

Os produtos foram apreendidos e os proprietários das lojas vão responder por  crime de descaminho (quando importa uma mercadoria e não paga imposto)  – cujas penas podem ir de um a quatro anos de reclusão. As mercadorias serão, posteriormente, leiloadas, e o valor arrecadado irá para o cofre da União ( sendo destinados 40% para a seguridade social e 60% para o FUNDAF - Fundo de  Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Atividade de Fiscalização).

TAGS
importação irregulares Feira de Caruaru
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory