O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco apresentou uma queda de -4,2% na comparação de todo o ano de 2016 com o ano fechado de 2015. Os números divulgados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5) pela Condepe/Fidem mostram um resultado ainda pior que o desempenho do Brasil, cujo PIB teve uma retração de 3,6%, segundo o IBGE. O início deste ano, no entanto, o resultado começa a se reverter, havendo uma melhora de 0,7% na comparação dos três primeiros meses de 2017 com os três últimos do ano passado.
A comparação trimestral correspondente, que analisa os primeiro trimestre deste ano com o primeiro trimestre do ano passado, também é positiva, com aumento de 1,4%. Em valores correntes, de janeiro a março de 2017 o PIB chegou a R$ 40,7 bilhões. s de 2017, o indicador, em valores correntes, chegou a R$ 40 bilhões.
Entre os setores da economia local, a agência destacou o desempenho positivo da agropecuária (13,6%) e dos serviços (0,7%) e o resultado negativo na indústria (-3,4%), números relativos ao primeiro trimestre deste ano.